a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Clara Ferreira Alves e a blogosfera

[editado] Este texto já tem mais de um ano. Mas a ideia de tentar controlar a blogosfera continua por aí.
A blogosfera é um saco de gatos que mistura o óptimo com o rasca e acabou por tornar-se um prolongamento do magistério da opinião nos jornais. Num qualquer blogger existe e vegeta um colunista ambicioso ou desempregado ou um mero espírito ocioso e rancoroso. Dantes, a pior desta gente praticava o onanismo literário e escrevia maus versos para a gaveta, agora publicam-se as ejaculações. Mas, sem querer estar aqui a analisar a blogosfera e as suas implicações, nem a evidente vantagem dessa existência e da qualidade e liberdade que revela por vezes, destituindo do seu posto informativo os jornais e televisões aprisionados em formatos e vícios, o resíduo principal de tudo isto é que os jornais mudaram, e muito, e mudaram muito rapidamente. Parafraseando Pessoa na hora da morte, We know not what tomorrow will bring.
Clara Ferreira Alves in “Diário Digital”

Via Kaos
publicado em Diário Digital, 05-04-2006 21:33:05
Acho graça a essa gente que se julga encartada para ter o exclusivo da escrita e da publicação.

Concordo com a Clara, há gente que publica ejaculações e ela, está bem visto, é uma delas. Mas sendo ela mulher, o que podemos depreender disso?

É curioso que, quando interessa, certos opinadores lastimem que os portugueses sejam acríticos, não pensem por si mesmos. No entanto se o fazem, já são uns gatos num saco.

Mas a imprensa é nobre, a televisão é pura e a rádio altruísta. Só na blogosfera é que se mistura o óptimo com o rasca.

Já tivemos muitas revoluções, desde a de Gutenberg à da mobilidade física. Mas a liberdade de se poder criar e publicar, seja em escrita, imagem, vídeo ou áudio, sem se estar dependente dum alinhamento editorial, de opções políticas ou comerciais, creio que é uma das maiores.

A blogosfera incomoda muito do establishment. A fera foi liberta, conseguirão eles controlá-la agora?


7 comments :

  1. Anónimo disse...
     

    Sem dúvida que a blogosfera incomoda muita gente, especialmente os jornalistas vendidos que publicam todos a mesma trampa difundida pelas agencias noticiosas. Dá menos trabalho e evita chatices com a entidade patronal ou com o poder instituído.
    Eu há muito que não leio jornais. Sujam as mãos (e às vezes a mente) e basta-me ver cinco minutos de telejornal por dia (o resto é telenovela) para ficar informado. A verdadeira informação, encontro-a aqui, em meia dúzia de blogues dignos de serem visitados.
    É verdade que há muitos blogues que são meros diários pessoais. Mas o que é que isso tem de mal? Dantes escreviam-se cartas, hoje enviam-se e-mails. Dantes jogavam-se jogos de sociedade, hoje jogam-se videogames. Dantes escrevia-se nas paredes das "retretes", hoje qualquer analfabeto pode escrever para um jornal ou apresentar um telejornal. É a evolução do Mundo que muita gente parece não aceitar. Pior para eles.

  2. Margarida Silvestre disse...
     

    Já se vê que esta clara também deve ter tirado o canudo na UI.
    Claro como a água da serra.
    Já o pasteleiro dizia, depois de usar as gemas:
    -E agora o que fazemos às claras?
    -Fazemos rabanadas e comemo-las -digo eu. -mas tem que ser às escuras porque às claras, com aquelas fuças, vai ser dificil e era preciso ter muita fome.

  3. Fliscorno disse...
     

    antoni115: quando há vontade, as coisas acontecem. E quando a vontade parte que quem também pode legislar...

  4. Fliscorno disse...
     

    pita-cega: essa de não ver os telejornais é-me familiar ;) E é bem mais saudável não seguir essas telenovelas em forma de notícia.

  5. Fliscorno disse...
     

    Al Mutamid: bem mandada essa lol

  6. Watchdog disse...
     

    Eu até a considerava uma tipa inteligente... Agora "borrou a pintura" ao meter-se com a Blogoesfera! Mas se fala com "tanto conhecimento" é porque deve perder tempo a espreitar... Talvez algum fétiche, ou uma paranóia mal-arrumada naquela cabeçinha! 1 Abraço

  7. Fliscorno disse...
     

    Watchdog: O que CFA não destinge é que seja qual for o meio, haverá trigo e joio publicado. Mas a blogosfera tem uma vantagem sobre os restantes meios de comunicação: não está sobre o controlo económico ou político de alguns!

Enviar um comentário