a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Pagantes: quantos somos?

De há algum tempo para cá que procuro saber quantos são os contribuintes em Portugal, individuais e colectivos, os que pagam alguma coisa de IRS/IRC e os que apenas pagam impostos indirectos.

Obviamente que no ministério das finanças isto é sabido. É com estes dados que anualmente se decide quanto é vamos pagar de impostos. O problema é o comum pagador de impostos conseguir aceder a estas informações, para aferir quanto lhe custam os devaneios despesistas.

Na demanda por estes sigilosos números encontrei alguma informação dispersa e até alguma relevante mas referente a 1999 (a mais recente). Anteriormente já tinha encontrado um artigo publicado no Acção Socialista (!) onde se referia que «o número de contribuintes em 1998 foi de cerca de 3.5 milhões».

Encontrei também quem tem, por lei, obrigação de publicar estes dados: o INE:

image

Eu sei que «assegurar a produção» não implica disponibilizar publicamente. Mas atendendo a que este trabalho é pago com o nosso dinheiro, importar-se-iam de os publicar? Agradece-se a colaboração.

Entretanto, se alguma alma caridosa quiser tirar da ignorância este curioso blogger, que faça o favor de deixar links relevantes nos comentários. Obrigado.



2 comments :

  1. Kruzes Kanhoto disse...
     

    SÓ?!

  2. j. manuel cordeiro disse...
     

    Creio que aqueles que pagam impostos directos serão ainda menos. Mas isto é um "suponhamos".

Enviar um comentário