a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Política Fractal

Variações sobre o conjunto de Mandelbrot; ver vídeo no fim do texto

Os fractais são formas geométricas com a particularidade de a mais pequena parte conter ela mesma o todo. Assim, se a ampliarmos acabamos por encontrar repetido o padrão inicial.

O conjunto de Mandelbrot é um fractal que se tornou popular pelo apelo estético, bem como pela sua estrutura complexa, apesar de ter uma formulação simples como ponto de partida.

A natureza oferece-nos formas próximas dos fractais, tais como a couve flor, alguns cactos, leito de rios, folhas de feto, montanhas, árvores, etc.




Olhando para a política, sem surpresa vemos que também aí existem comportamentos que podemos classificar de fractal. O primeiro-ministro nomeia ministros; estes nomeiam secretários; estes nomeiam assessores;....

Noutro plano: o pequeno construtor mete uma cunha na junta de freguesia para ganhar a rotunda; na Câmara Municipal, o empreiteiro abre o cordão à bolsa para ter aprovado o tal prédio com o dobro dos andares; o presidente da Câmara faz as vontades ao Partido para que o concelho não perca infraestruturas; a banca escolhe os ministros para que se fechem urgências onde planeiam abrir hospitais privados; ...

Ou ainda: entra o governo X e descobre-se que o país está na tanga; aumentam-se impostos, corta-se aqui e ali, continua-se a gastar mais do que se tem; perdem-se as eleições; entra o governo Y; descobre-se que o país está na tanga; ....

Na política há comportamentos que se repetem, parecendo ser suficiente tomar uma pequena amostra do politiquinho local para se encontrem nela todas as vertentes do seu equivalente de primeiro plano.

Curiosamente, já o mesmo não sucede com o contribuinte. Parece que o padrão de pagador de impostos se vai diluindo à medida que se sobe desde o empregado por conta de outrem até se chegar ao nível em que se consegue pagar a engenharia financeira.

Algo que já se esperaria, claro. Afinal de contas, o fractal não é a única forma na geometria!


Um vídeo com música de Jonathan Coulton e onde se vê a "navegação" num fractal.