A raposa velha
Admirável animal pela sua vivacidade, a raposa é o alter ego deste blogger. Custa-me compreender como são possíveis e permitidas as batidas à raposa quando este animal está em risco de extinção. A parte ridícula traduz-se em 20 homens passarem uma manhã a percorrer mato para depois exibirem o seu troféu: uma raposa morta.
Ele há gente que não percebe nada! para além do chique que é a roupe de caça, há lá coisa mais bonita que uma raposa embalsamada por cima da lareira?
E além do mais quem dava trabalho aos taxidermistas?
Bolas que esta raposa velha não percebe nada disto!
frhvvwkPor cada raposa abatida, são cerca de 3 mil ratos que sobrevivem anualmente, esses ratos que crescem e se multiplicam facilmente além de que consomem recursos "à velocidade da luz"...Um desiquilibrio ecológico, na balança da selecção natural de Darwin...O ser humano é a selecção (sobre)natural, infelizmente!
Partilho a sua indignação pelo facto de se poder caçar este magnífico animal, mas não deixo de fazer uma rectificação.
A raposa-vermelha, Vulpes vulpes, não está classificada como ameaçada. O seu estatuto de conservação, segundo a IUCN é de "Pouco preocupante", sendo as suas populações (ainda) relativamente abundantes.
De qualquer forma, é evidente que, como qualquer outro animal selvagem, sofre algumas pressões antropogénicas, que resultam como ameaças à "sanidade" das suas populações, quer a nível local, quer global, cujos exemplos mais imeadtos são precisamente a caça excessiva e a perda de habitat...