a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

O Interregno

"Everything that could be invented has been invented."


Alguns afirmam que por volta de 1899 Charles H. Duell, comissário do Gabinete de Patentes Americano, terá dito que "tudo o que poderia ser inventado já tinha sido inventado", tendo mesmo apresentado a demissão ao Presidente McKinley e recomendado o fecho do Gabinete de Patentes.

Esta suposta citação tem sido dita, re-dita e até o Presidente Reagan a usou num discurso.

Mas apesar poder ser usada para causar umas boas gargalhadas, como fez Reagan, a verdade é que esta "citação" não passa dum mito, nunca se tendo encontrado documentos oficiais que o consubstanciassem. Possivelmente, este teve origem num relatório que Henry Ellsworth enviou em 1843 ao Congresso americano onde afirmava que "o avanço das artes, de ano para ano, testa a nossa credibilidade e parece indicar a chegada dum periodo em que que o desenvolvimento humano terá que terminar". Mas Ellsworth apenas estava a usar alguma retórica para enfatizar o crescimento do número de patentes apresentadas no restante relatório, tendo até apontado áreas em que previa que esse número crescesse ainda mais.

De citação em citação, por transcrições cegas, ou pela não verificação dos factos, uma citação inexacta de Ellsworth poderá ter dado origem, anos mais tarde, à afirmação erradamente atribuída a Duell. Note-se que este último até propôs medidas para melhoria do sistema de patentes, algo que não faria sentido se ele acreditasse que o gabinete deveria fechar.

Vem esta divagação a propósito da inactividade deste blog. Acontece que o autor tem andado com um sentimento de que todos os escândalos/corrupções/más políticas/compadrios/falta de estratégia/etc. que poderiam tomar lugar já aconteceram, sendo os novos episódios apenas mais do mesmo. Tal como num típico filme mainstream americano em que a história é, no fundo, sempre a mesma, apenas variando os protagonistas e a forma como é contada. Mas sempre com igual fim: final feliz no filme, com absoluta falta de vergonha e impunidade na nossa política.

Assim sendo, para quê continuar a escrever?

Há séculos que este país anda torto e com falta de rumo. Não serão meia dúzia de textos, e muito menos os deste blog, que alguma coisa mudarão. Veremos o que vem a seguir. Possivelmente outros assuntos e materiais por aqui aparecerão.




Referências:
Jeffery, Dr. Eber. Journal of the Patent Office Society. July 1940

Sass, Samuel. "A Patently False Patent Myth." Skeptical Inquirer 13 (1989): 310-312

http://inventors.about.com/library/lessons/bl_appendix5.htm

http://ask.yahoo.com/20050407.html

Citação original de Henry Ellsworth:
"The advancement of the arts, from year to year, taxes our credulity and seems to presage the arrival of that period when human improvement must end."


"Citação" atribuída a Charles H. Duell:
"Everything that could be invented has been invented."