a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

António Costa no Photoshop

antonio costa retocado no photoshop?
Parte de outdoor da campanha de António Costa;
foto não retocada!; original: link


antonio costa retocado no photoshop?
Montagem com:
a) partes dos outdoors da campanha de António Costa (1,3 e 4),

b) imagem no site da campanha de António Casta (2)
c) parte da foto dos deputados PS no site do Partido Socialista
Fotos não retocadas, salvo a colagem na montagem
Originais: 1, 2, 3, 4, 5

Quando há dias passava em frente a um outdoor da campanha de António Costa para a CML, fui surpreendido com tonalidade muito clareada da sua face. Quem estiver habituado ao tratamento digital de fotografia sabe perfeitamente que com pouco esforço se altera radicalmente o aspecto duma pessoa, fazendo-a mais magra ou mais gora, mais atlética ou mais franzina, mais branca ou mais escura, mais.... o que se quiser.

Coloquei a hipótese de ter sido descoloração provocada pela exposição solar, por isso passei no site da campanha PS. Como é notório pela comparação da luz no candidato e nas outras pessoas do primeiro outdoor, a foto de António Costa foi propositadamente alterada. O que se confirma pela repetição desse mesmo tratamento nos restantes outdoors e pela comparação com fotos não tratadas (a foto do deputado, por exemplo).

Que ilações podemos daqui retirar? Que a equipada de campanha de António Costa quis fazer o candidato mais claro ou que receou que a tonalidade da sua pele o fizesse perder votos? Creio haver uma palavra para estas atitudes...

Esclarecimento: não nutro simpatia por nenhuma das listas candidatas à CML e nem sequer voto em Lisboa.


4 comments :

  1. Alien David Sousa disse...
     

    A palavra é RACISMO.
    E sim, tens toda a razão é o medo de perder votos porque o senhor é de facto "escurinho".
    O triste é que o RACISMO vem de dentro para fora. É o responsável de Marketing do senhor a optar por o tornar mais "branquinho", a usar mais lixívia porque acha que assim ele se torna mais apelativo para a maioria dos Portugueses. É triste e é um insulto. Mas, a vontade de ganhar a câmara é tanta, que o Senhor em questão ignora que está a ser insultado.
    Beijinhos

  2. Fliscorno disse...
     

    Definiste bem a situação. O racismo vem de dentro para fora.

  3. Maria Lisboa disse...
     

    O problema é que o indíviduo é tão burro que é racista em relação a ele próprio! É ele que tem vergonha da sua cor!

    Não "boto" em Lisboa mas se votasse não votava nele e, como já disse no Kaos, não era por causa da cor da pele dele, mas sim por causa do "negro do espírito"

  4. Fliscorno disse...
     

    maria, não sei até onde vai a aprovação dele... poderá ser a máquina de campanha, o que não melhora as coisas, de qq das formas...

Enviar um comentário