a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

A satira aos partidos: convite

Dou por quase terminada a sequência de descascanço nos partidos políticos, tendo focado apenas aqueles que têm representação parlamentar. Dos outros, pouco conheço e um deles, em particular, dá-me vómitos. Sim, o desse puto a quem lhe falta uma estada num campo de trabalhos forçados para compreender a palermice que defende.

CONVITE
Depois deste post pretendo ainda voltar uma vez mais à carga com umas divagações sobre democracia. Deixo aqui o convite e desafio aos leitores para participar neste último post.

Poderão escrever sobre o que bem entenderem (incluindo obviamente a discordância do que já escrevi), desde que se enquadre na temática dos posts já publicados nesta rubrica ou no texto seguinte. Para o fazerem, poderão mandar um mail para o fliscorno ou deixar o texto na caixa de comentários.

Este post conclusivo será formado pelas contribuições recebidas e por uma parte minha, a qual sumarizo a seguir para que a possam ter em conta.
A democracia assenta no princípio do voto igualitário do individuo no processo de decisão. Em política significa a escolha dum programa eleitoral e dos respectivos executores. Questões:
- o eleitor apenas pode usar o seu voto na eleição das propostas legislativas que lhe são apresentadas pelos partidos; os partidos não são necessariamente uma estrutura democrática; o eleitor não tem, universalmente, voto na escolha de quem o partido vai escolher para ser candidato; assim, em vez de democracia tempos antes uma espécie saco de rifas.
- outras eleições, que não as legislativas, já têm um carácter diferente, havendo o conceito de candidato não partidário; há de facto "independentes"?; se um "independente" não corresponder ao esperado e não havendo um partido para ser responsabilizado, como se deverá proceder nessa situação?
- é pensamento comum que o eleitor julga o mandando dos políticos no momento da eleição; deveria existir outro género de responsabilização pessoal pelos actos políticos? é suficiente a não eleição perante o não cumprimento do programa com o qual se fora eleito?
- deveria existir o sistema do deputado como representante duma zona geográfica do país?

Boas escritas e bom fim de semana.

[Adenda]
Esquecera-me de o referir: a contribuições poderão ser enviadas até segunda-feira à noite.