a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

A primeira conferência da Presidência Portuguesa no âmbito do Ministério da Educação

Enquanto procurava referências sobre a semelhança cultural Portugal-Irlanda para o post anterior, nomeadamente um texto que relacionasse o livro "The Dubliners" (de James Joyce) com a católica e conservadora sociedade portuguesa de há uns anos atrás (lembro-me de ler algo sobre isso, faz tempo!), eis que encontrei duas páginas interessantes.

1. Joyce em Português europeu. As funções dos paratextos em Dubliners e A Portrait of the artist As a Young Man ( link)

e

2. a página do Carlos Ceia, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, de onde copiei este interessante texto (destaques meus):


«Sabia que a primeira conferência da Presidência Portuguesa no âmbito do Ministério da Educação, organizada pela respectiva Direcção-Geral de Recursos Humanos, com o título: "Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida" (Lisboa, Parque das Nações – Pavilhão Atlântico – Sala Nónio - 27 e 28 de Setembro de 2007), http://www.eu2007.min-edu.pt/np4/74.html, só é acedível por "convite prévio"?!

Os oradores foram "previamente" escolhidos pelo Ministério da Educação, que oferece assim aos seus parceiros europeus um bom exemplo do que é a democracia portuguesa na divulgação e reflexão científicas sobre esta matéria.

Se é de aplaudir o facto de a "primeira conferência da Presidência Portuguesa no âmbito do Ministério da Educação" ser dedicada à formação de professores, o Ministério da Educação soube proteger-se de qualquer crítica, convidando apenas os oradores que lhe dessem a garantia de parafrasearem as suas irracionais políticas para o sector. Como é possível organizar uma conferência internacional, com a responsabilidade acrescida de ser precisamente no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, apenas por "convite prévio"?

A sociedade científica portuguesa livre e independente não tem nada a dizer? Só contam as opiniões dos convidados do Governo? Que imagem estamos a dar deste País que não resiste a silenciar ou a ignorar todas as vozes críticas e a deixar ouvir apenas aquelas vozes que só soam a encómio de ocasião?»


E não é que é mesmo?! Na página http://www.eu2007.min-edu.pt/np4/74.html consta textualmente

Ficha de Inscrição
Por favor, tenha em atenção que a inscrição está sujeita a convite prévio. No preenchimento deste formulário deverão ser tidas em conta as indicações fornecidas nas "Informações Práticas" enviadas com a carta-convite.

Ora deixem cá ver... Para que é que alguém se vai inscrever quando já tinha sido convidado? E como se chamam os regimes onde a liberdade de expressão funciona por convite?