a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

O eduquês envergonhado

eduquês envergonhado
Hosted by Flickr
Clique na imagem para a ver a 100%

Imagem publicada no Expresso, caderno Actual, de 27 de Outubro de 2007




Vale a pena ver esta imagem a 100% para constatar o absurdo que habita na cabeça dos nossos dirigentes educativos. E não me refiro apenas à actual equipa. Isto é mal de longa data e, na verdade, o rumo educativo tem sido o mesmo desde há décadas: deriva total.

Poderá o leitor pensar «olha cá está este outra vez feito de amiguinho dos professores», ao que eu comentaria lembrando que um país com pessoas para quem a escola foi um lugar de aprendizagem, em vez de passagem, é o que acaba por permitir que o país cresça económica e socialmente. Cresce economicamente porque o saber leva ao saber fazer e cresce socialmente porque todos nós sabemos que «pessoa educada não cospe no chão». Isto é, a educação muda atitudes. Muda a forma como reagimos à corrupção, faz-nos mais atentos aos destinos do país e leva, duma forma geral, a que as pessoas pensem por si mesmas. Eventualmente, também terá o efeito secundário de acabar com a nojeira da escarradela, devidamente precedida da sonora preparação nasal.

Portanto, a educação é muito mais do que portáteis para todos, quadros interactivos, estatísticas, reformas em cima de reformas, etc. É a forma como as gerações futuras são preparadas para a vida; é, afinal, a forma como é preparado o futuro do país. Ao que eu lhe pergunto: está o país a ser preparado com o devido rigor? Ou está, antes, a ser educado no permissivismo e na ilusão de que há sempre mais uma oportunidade?

Finalmente, recomendo vivamente a leitura do artigo de Nuno Crato «O eduquês envergonhado» publicado no Expresso, caderno Actual, de 27 de Outubro de 2007, ilustrado pela imagem aqui reproduzida. Um longo e sumarento texto sobre a falácia do "moderno" aprender brincando, sem esforço, sem memorização e onde os conteúdos desapareceram para dar lugar às competências. A ler no blog Sorumbático (link: Eduquês envergonhado).


3 comments :

  1. avelaneiraflorida disse...
     

    Depois dos docs. que têm saído da 5 de Outubro (estatuto do aluno...)

    Não me apetece falar sobre esta matéria!
    Voltarei a esse mundo já na segunda feira. Devo encontrar "novas novidades" por isso....quero esquecê-lo nestes dias!!!!
    UM BOM FIM DE SEMANA!

  2. Anónimo disse...
     

    Um bom artigo, de um tema importante como é o da educação. estaremos melhor do que a geração dos nossos pais, que levou o país ao presente estado de corrupção? Não tenho a certeza, mas desejava que não.

  3. Lord of Erewhon disse...
     

    Já não bastava o «pretoguês americano».

Enviar um comentário