a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

You've got mail*

windows_new_task

Pois é, apanhei um vírus, o da gripe. E o computador também. Um trojan-bla-bla-vou-infectar-todos-os-teus-porn-files-eh-lá,-o-que-raio-é isso.

Passou pela firewall, anti-vírus e lá se instalou confortavelmente num ficheiro crítico do windows (típico!), no wininet.dll, neste caso. O anti-vírus apagou-o, e bem, só que deixei de ter acesso ao computador.

Simples! Carrega-se em F8 logo ao início do arranque do windows e escolhe-se o modo «linha de comando» para aí reparar o sistema à unha.

Errado!

Noutro sistema operativo talvez assim fosse mas, vá lá, isto é o windows. Para carregar o modo de linha de comandos, esta primeiro carrega todo o sistema operativo, apesar de ser desnecessário no contexto da linha de comandos e, claro, falha porque lhe falta o ficheiro apagado pelo anti-vírus.

O mesmo se passa tentando correr o modo de recuperação do CD (original!) de instalação do windows.

Ora sem acesso à linha de comandos nem ao explorador do windows, como podia repor o ficheiro em falta? Re-instalando tudo... Excepto que descobri o truque da figura em cima.

O windows arrancou até meio. Para minha surpresa, ao carregar em CTRL+ALT+DEL abriu-se a janela do task manager. Aí pude lançar uma nova tarefa, a linha de comandos (cmd) e repor o ficheiro em falta.

Irónico, é que o windows não era capaz de arrancar em modo de linha de comando e, no entanto, pude faze-lo manualmente. Estes tipos não conhecem a expressão "keep it simply (and) stupid". Mas não é novidade para ninguém que o windows, desde os velhos tempos do MS-DOS, é uma autêntica manta de retalhos, com uma bonita colcha em cima mas com uma cama mal feita por baixo.

Para a malta que não passou pelo MS-DOS, este é o comando que corri na linha de comandos e que colocou tudo a funcionar de novo:

expand i:\i386\wininet.dl_ c:\windows\system32\wininet.dll

e para procurar um ficheiro com a linha de comando (por exemplo a localização do wininet.dl_):

dir wininet.dl_ /s



Se isto servir a alguém melhor. Se não servir e mesmo assim tiverem problemas, comprem um mac ;-)



*sorry, I meant a virus.