a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Presidente da AdC apresentou no Parlamento conclusões do Relatório sobre Mercados de Combustíveis

Disponíveis aqui, o relatório e a apresentação no parlamento:
http://www.concorrencia.pt/Conteudo.asp?ID=1397

Dadas as 96 páginas do relatório, isto será tema para futura ocasião. Mesmo assim, cá vão umas postas de pescada.
  • 66% por cento do que pagamos em combustíveis são impostos. Nada de novo, mas convém não esquecer.

  • Gostaria de chamar a atenção para o patamar de preço sensivelmente constante do Brent entre Jul06 e Jan08 (preços em €, alisados a 1 ano; gráfico 1). Ainda não encaixei bem este dado, pese embora as explicações de João Miranda.

  • Entre as recomendações notam-se os incentivos para que se crie um mercado mais aberto e concorrencial. Deve-se portanto depreender que isso agora não existe.
Já o presidente da Galp, ouvi-o na Antena 1 falar duma campanha levada a cabo por peritos energéticos com objectivos obscuros. Queixou-se ainda, sem quantificar, das consequências negativas que isso trouxe para as vendas a retalho. Sobre este assunto declaro que não sou perito energético algum e que não tenho interesse no mercado energético que não seja o do simples consumidor. Posto isto, é de notar:
  • esta acção em que um grupo de consumidores se organiza para fazer pressão sobre uma empresa é a primeira de que tenho conhecimento entre nós (ingleses, americanos, alemães, etc. fazem-no correntemente);

  • a avaliar pelas palavras do presidente da Galp, teve sucesso.
Considero perfeitamente legítimo que os consumidores se organizem para puxarem a brasa à sua sardinha. Até agora o consumidor tem sido um elemento passivo no mercado, limitando-se a encolher os ombros quando a oferta não lhe agradava. Eventualmente, acabaria por protestar por o Estado não o defender. Pois desta vez a situação foi diferente. Houve quem se organizasse e fizesse sentir o seu descontentamento.

A sociedade funcionou sem precisar do Estado. Não é o que muitos defendem como paradigma?


2 comments :

  1. Diogo disse...
     

    Embora as pessoas fizessem sentir o seu descontentamento, ficou tudo na mesma. A cartelização mantém-se.

  2. Pata Negra disse...
     

    Isso de ADC não é aquela doença de que morre muita gente? Eu logo vi que o resultado só podia ser este, deu em nada, pudera com uma confusão de siglas, de números, de contas, de responsáveis... o resultado só podia ser este. Um qualquer, daqueles que têm direito à palavra, disse que o boicote não tinha expressão significativa, agora outro, diz que anda aqui por trás mão de peritos: sou perito sim senhor e aminha voz é o gesto!
    Nacionalizem totalmente a GALP para o governo responder por ela! Sectores com este poder tem de estar nas mãos do estado!
    O Petróleo desceu ontem para níveis de há um mês atrás - o gasóleo desceu esta noite meio cêntimo: gozar com a pobreza de um povo indefeso.

Enviar um comentário