Evite as reuniões
Precisa realmente duma reunião? As reuniões surgem geralmente quando um conceito não é suficientemente claro. Em vez de recorrer a uma reunião tente simplificar o conceito para que o possa discutir com rapidez através de e-mail, mensagem instantânea ou Campfire. O objectivo é evitar reuniões. Cada minuto que se evite gastar numa reunião é um minuto em que se pode de facto estar a trabalhar.
Não há nada mais tóxico à produtividade do que uma reunião. Veja algumas razões:
- Quebram o dia de trabalho em pequenos e incoerentes pedaços que perturbam o fluxo natural do trabalho individual;
- São geralmente sobre palavras e conceitos abstratos em vez de o serem sobre coisas reais (como um pedaço de código ou uma interface de desenho);
- Transmitem geralmente uma pequeníssima quantidade de informações por minuto;
- É frequente exisitir pelo menos um idiota que inevitavelmente acabará por ter a sua vez para desperdiçar o tempo de todos com disparates;
- Fogem do seu rumo mais facilmente do que um táxi de Chicago em cima de neve pesada;
- Têm frequentemente agendas tão vagas que ninguém sabe ao certo o que se irá tratar;
- Exigem uma preparação cuidada, raramente realizada, de resto.
Para aqueles momentos em que seja absolutamente necessário fazer uma reunião (o que deverá ser uma ocasião rara), seguir estritamente estas regras simples:
- Defina um temporizador de 30 minutos. Quando ele tocar, a reunião terminou. Ponto;
- Convide o menor número possível de pessoas;
- Nunca tenha uma reunião sem uma agenda clara.
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