a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Os X que realçam a mentira


Clicar na imagem = ir para o mapa dinâmico
(esperar um pouco depois de clicar, o zoom é automático)


Sobre este mapa ver explicação no A educação do meu umbigo. Os marcadores
assinalam escolas com movimentações de resistência face ao actual modelo de avaliação. Atendendo a que este mapa começou a ser feito não faz muitas horas, é ainda manifestamente incompleto neste momento. Verificar mais tarde a evolução (mapa dinâmico) mas atenção, só s vêm 25 por página. Em forma de listagem, ver «Escolas na vaguarda da resistência» para uma listagem mais completa.

Em todo o caso, demonstra-se que o ME mente sem pudor ao afirmar que o processo de avaliação docente "está a avançar em todas as escolas". Segundo o Público:

«"Desmentem-se assim as alusões, contraditórias entre si, em jornais diários de hoje, a suspensão, adiamento, atraso ou interrupção do processo de avaliação [...] Qualquer outra visão só pode derivar da vontade de criar ruído e perturbar o direito dos docentes a serem avaliados", afirma o gabinete da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, em comunicado».

E na Antena 1 ouvi hoje a inenarrável Margarida Moreira da DREN (cito de cor e em versão simplificada, como a avaliação):
Jornalista: Há escolas onde a avaliação foi suspensa...

Margarida Moreira: A avaliação está a decorrer normalmente em todas as escolas.

J: Mas o professor X (o que se demitiu de presidente da Comissão Científico de Avaliação dos Professores) disse que não é bem assim.

MM: Já não é a primeira vez que o professor X usa a expressão "não é bem assim" e não sei bem o que ele quer dizer. A avaliação está a decorrer normalmente em todas as escolas.

J: Mas não há escolas que suspenderam a avaliação?

MM: Há escolas com ritmos diferentes mas a avaliação está a decorrer normalmente em todas as escolas.

J: Então não há escolas com avaliação suspensa, apenas em ritmo diferente?

MM: Sim.
É de realçar que a peça jornalística continuou logo de seguida com um "mas" frisando que uma breve amostra junto de algumas escolas mostrava que a situação não corresponde à que o ME oficialmente anuncia.

Mente-se sem escrúpulos. Nega-se até ao fim. Governa-se pela nublosa (de Magalhães).