a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

50 mil euros líquidos por trabalhador

O estado vai garantir um empréstimo de 100 milhões de euros à Qimonda. Isto são muito boas bontades. Mas nem seria a primeira vez que uma empresa recebe tanta benesse e depois zarpa para um paraíso de mão-de-obra de custo quase zero.

A Qimonda tem em Portugal 2000 trabalhadores. O empréstimo representa 50 mil euros líquidos por cada um deles. Se cada trabalhador ganhasse em média mil euros líquidos, isto significaria 50 meses de salários. Ou seja, 3 anos e meio de salários pagos com um empréstimo garantido pelo estado. Empréstimo que o estado, como qualquer outro fiador, deverá pagar caso a empresa resolva fechar.

Ninguém vê nada de errado nisto? Será que a Qimonda ainda existirá daqui a 3 anos e meio? Será que a crise tudo justifica?


4 comments :

  1. Rui Martins disse...
     

    sendo o 2º maior exportador português (depois da Autoeuropa) penso que sim... que se justifica.

  2. Anónimo disse...
     

    É mesmo o maior exportador, a autoeuropa é o terceiro, a petrogal, o segundo.

  3. Anónimo disse...
     

    Qual o papel da imprensa nisto?
    Há mais de 3 anos que os trabalhadores sabiam o que estava para vir. A Siemens, que mudou o nome para Infineon, que voltou a mudar para Qimonda, é a primeira exportadora de Portugal. O contrato dos trabalhadores nunca foi alterado e continuam a ter contrato com Siemens. Porquê é que a imprensa nunca noticiou nada a este respeito? Isto não é um problema surgido da crise, mas sim de uma má gestão. Após a última visita do 1º Ministro, só se falava numa nova línea de producção de painéis solares. Nenhúm jornalista falou que a produtora dos chips da PlayStation3, estava com défice. Há ou não há censuta neste país, a imprensa trabalha ou anda a brincar? Alguém se importa com a tecnologia e a indústria neste país, ou é só com a telenovela da noite e os resultados da bola?

  4. Anónimo disse...
     

    A Qimonda há-de ter como advogado um escritório de notáveis advogados cá do burgo.
    Deve estar careca de saber que - na pior das hipóteses !!! - por cada 1 € que recebe do Estado, terá de devolver 1 cêntimo, depois, e se, um tribunal cá do burgo o decidir (o que quer dizer no dia de S. Nunca lá bem p'rá noitinha).
    Resta acrescentar que o tal advogado há-de estar no Governo quando não estiver a defender a Qimonda, a defender a Qimonda...
    Confusos?
    O nosso país é mesmo isso: confuso.

Enviar um comentário