a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

E a campanha eleitoral 2005-2009?

Na passada quarta-feira, dia 24 de Dezembro, no DN vinha um anúncio de página inteira a propagandear a actualização do valor das pensões. O programa Novas Oportunidades teve direito a vários spots televisivos e a uma intensa campanha de outdoors como o da imagem. O complemento solidário para idosos foi brindado com uma forte campanha na TV e rádio em anúncios como este e este. No calor da guerra educativa, o Ministério da Educação fez publicar em vários jornais anúncios de página inteira publicitando a sua visão da questão. A linha Saúde 24, que entra em colapso com um surto de gripe, tem sido uma constante em todos os meios de comunicação social e, inclusivamente, no terreno da publicidade como os mupies e outdoors.
 
Portanto, é com um sorriso torto que leio esta notícia de que o estado vai deixar de anunciar na imprensa. Por um lado, registo que a Associação Portuguesa de Imprensa acha que os meus impostos devem financiar a actividade comercial da imprensa. Por outro não vejo uma linha sobre o fim da governação propagandista do governo Sócrates - e nem acredito que venha a ver. O governo acha que vai poupar 10 milhões de euros por ano ao não anunciar os actos administrativos na imprensa. E quanto pouparia se decidisse não estoirar o nosso dinheiro numa campanha eleitoral que dura desde 2005? Por exemplo, quanto custou a campanha do complemento solidário para idosos na TV e rádio (produção e difusão do anúncio)?
 
Finalmente, a publicação de anúncios da administração do estado, tribunais e de entidades de natureza pública ou privadas que tenham obrigações de publicitação passará a ser assegurada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, sendo-lhe devido o pagamento duma taxa de publicação. Passamos duma situação de livre concorrência para outra de monopólio. Vamos ver como será a política de preços.


2 comments :

  1. Pata Negra disse...
     

    Pois é, e se os outdoors forem do PS?! Propaganda deste tipo é própria das ditaduras! Isto não é uma ditadura mas ditadores não faltam!
    Um abraço em cartaz

  2. j. manuel cordeiro disse...
     

    Este outdoor e muitos outros que vi espalhados por diversos locais não são propriamente propriedade partidária... Excepto durante o período em que lá esteve o cartaz o cartaz das Novas Oportunidades, altura em que, simultaneamente, foi teu, meu e de todos os contribuintes.

Enviar um comentário