a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Acusar em vez de responder

Sócrates não responde às perguntas que lhe são feitas. Pelo contrário, acusa de usar truques e tácticas quem lhas coloca.

Eu, como eleitor, não tenho a menor hipótese de obter uma resposta do primeiro-ministro. Para isso tenho deputados. Apesar de nem um responder perante mim! É que são deputados da nação. Certo... Os deputados da nação "não têm" obrigação de responder perante os eleitores e o primeiro-ministro "não tem" obrigação de responder aos deputados. Em que parte deste esquema se procuram os interesses dos portugueses?

Ah!, sim, temos eleições. No entanto, as listas partidárias são formadas pelos partidos e os deputados eleitos saem destas listas. O governo é constituído por ministros que nem precisam de ter sido eleitos, já que o presidente da república convida o partido ganhador a formar governo. Eu não elejo deputados.  Voto em listas partidárias.

Portanto, que hipóteses terei eu de ver os meus interesses representados por um governo democraticamente eleito? Poucas. Por um lado, o programa eleitoral fica na gaveta conforme as conveniências da governação, quando até não é completamente alterado. O último caso flagrante foi a promessa de não aumentar impostos e fazê-lo poucos meses depois da eleição.Por outro lado, os partidos impõem disciplina de voto, deixando os deputados de ser da Nação para pertencerem ao partido. Acresce que eu não tenho voto na escolha dos ministros, cuja actuação tem enorme impacto na minha vida.

A única altura em que os políticos se lembram de mim é quando me vêm pedir o voto. Afinal, são os portugueses que estão de costas voltadas para a política ou são os políticos que se estão borrifando para os portugueses?


2 comments :

  1. Pata Negra disse...
     

    Podem pedir o meu voto à vontade! Votarei sim mas nunca no regime do momento! Quando mudar o regime, mudarei o meu voto porque sei que há gente que se emplastra em todos os regimes!
    De momento sou anti-xuxalista!
    Um abraço sem culpa

  2. j. manuel cordeiro disse...
     

    Olha, por acaso conheço algumas pessoas que optam sempre por votar nos pequenos partidos, a ver se a coisa equilibra.

Enviar um comentário