a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

A fantasia dos bilhetes TGV Lisboa-Madrid a partir de 10 euros

Na Easyjet, como se pode ver nas imagens: Lisboa-Madrid, bilhetes a partir de 9.49€ (taxas incluídas).

Ao que parece, segundo o IOL, e já repetidamente anunciado pelo Governo:

TGV: bilhetes a partir de 10 euros

Lisboa-Madrid vai custar 100 euros e Lisboa-Porto 40 euros


(e também no CM, no Diário Económico e mais nuns quantos)

Isto é, o preço mínimo de um serviço a criar e que nos custará uma fortuna - paga por nós e por quem vier - fica sensivelmente ao mesmo preço mínimo de um serviço que já existe e que não precisa de um tostão de investimento.

Quanto ao preço médio dos bilhetes, que dizem andar pelos 100 euros, continua a dificuldade em competir com o preço médio da viagem de avião. Isto sem olhar ao ao custo de investimento para ainda dar alguma hipótese ao TGV!

Depois há ainda essa duplicação da linha do norte para fazer o regional Lisboa - Porto. Atendendo às paragens intermédias previstas para Leiria, Coimbra e Aveiro, só em pequenos percursos será possível atingir a velocidade de pico. Vale a pena rasgar o país novamente ao meio, gastar outra fortuna, duplicar a actual linha de alta velocidade para ganhar meia hora e gastar os mesmos 40 euros num bilhete?

É isto o auspicioso futuro com que os nossos cobradores de impostos nos acenam? Que se lixem os simplex e as modernidades, prefiro então o presente.

Dirão alguns: ah e tal, o TGV é mais ecológico. Mas será melhor não esquecer que o TGV não anda a ar! A electricidade tem que vir de algum lado e, por mero acaso, grande parte da produção vem da energia fóssil.


PS: atente-se na mensagem de erro na última imagem. Aparece ao pretender fechar a página da CP, depois de ter clicando numa das viagens. Operação proibida? Há atitudes em certas empresas que nunca mudarão.