a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Para que serve o Twitter?

Todas as ferramentas são úteis ou inúteis conforme o uso que se lhe dê. Para ilustrar esta banalidade, todos compreenderão que, apesar de ser possível, faz pouco sentido limpar os dentes com uma chave estrela.

No caso do Twitter, há uma certa netiqueta em seguir quem nos segue. O resultado é óbvio: quem tem 5000 seguidores não vai seguramente ler as suas actualizações. E, paralelamente, também esses 5000 seguidores, os quais por sua vez seguem cada um deles uma multidão de outros twitters, não irão ler as nossas actualizações. Fica assim criado um sistema "legal" de spam que para pouco serve.

Pessoalmente, no twiter do fliscorno opto por seguir poucos twitters (sou mal-neticado, escolhendo-os geralmente pela pertinência e pelo uso que lhe dão. Leio-os volta e meia e por vezes encontro coisas interessantes. Já as minhas actualizações são essencialmente a notificação de novos posts e, esporadicamente,comentários à actualidade. Por enquanto é uma utilização básica mas logo se vê como evoluirá.

Os 140 caracteres constituem uma barreira redutora, de facto. Mas é um conceito com utilidade se usado como teaser e fornecendo um URL. E até já dei por mim a constatar que frases deste tamanho são úteis para elaboração de cartoons. Por exemplo, este cartoon sobre a entrevista de Sócrates teve origem na twittagem que fiz da respectiva entrevista.

O twitter permite também uma rápida publicação, o que torna possível comentar uma entrevista em tempo real. Quando foi a entrevista de MLR tentei fazer isso com o blogger mas foi penoso. Com a entrevista de Sócrates usei o Twitter e foi canja.

Portanto, respondendo à questão inicial, o Twitter serve comunicar com um grupo de pessoas numa base de muitos para muitos. No meios convencionais, a comunicação faz-se de um para um ou de um para poucos (telefone, SMS, MSN, chat) e de um para imensos mas só num sentido (rádio, televisão, jornais, blogs). É um misto entre a difusão em que não se conhece a audiência (aqui reside a maior diferença entre Twitter e MSN/afins/chats) e telefone, em que a comunicação é bidireccional.


2 comments :

  1. LopesCaBlog disse...
     

    Tembém gosto do twitter.
    E quem quiser que me siga mas eu só sigo alguns ;)

  2. Bea disse...
     

    Não consigo... ainda não lhe achei graça... a ver vamos no que dá...

Enviar um comentário