«Vem aí o aumento dos impostos»
Vem aí o aumento dos impostos
2009-05-22 00:47Como é que Portugal vai pagar a dívida pública? O SEMANÁRIO fez a pergunta, que está na ordem do dia, a vários economistas. Todos concordam que a margem é muita estreita. Ou se aumentam os impostos ou se reduz a despesa.
Como é que Portugal vai pagar a dívida pública?
Como é que Portugal vai pagar a dívida pública? O SEMANÁRIO fez a pergunta, que está na ordem do dia, a vários economistas. Todos concordam que a margem é muita estreita. Ou se aumentam os impostos ou se reduz a despesa. De qualquer forma, vão ser os portugueses a pagar a crise, os muitos milhões de euros que o Estado está hoje a gastar. No entanto, há quem ainda seja mais pessimista e considere que o Estado vai pedir mais dinheiro emprestado para pagar o que já deve, uma realidade a que não serão as limitações dos partidos e dos políticos para não tomarem medidas impopulares, precisamente o aumento da carga fiscal e a redução da despesa pública. Ou seja, Portugal pode não pagar nunca. O problema é se o país rebenta.
Medina Carreira
"Aumentar os impostos ou vender património" "Pagando com dinheiro. O meio de pagamento através dos impostos é o normal. É pedir dinheiro emprestado para pagar dinheiro emprestado, ou então aumentar os impostos ou vender património. É aquilo que uma família faz quando tem que pagar as suas dívidas."
Silva Lopes
"A dívida pública vai ser paga com outra dívida pública" "Espero que Portugal não tenha que pagar a dívida pública nos próximos anos. O que é normal é que seja substituída por outra dívida pública. O Estado, daqui a uns anos, vai ter uma dívida ainda maior do que a que tem."
Luís Campos e Cunha
"Através de excedentes orçamentais" "Portugal só pode pagar a dívida pública através de excedentes orçamentais, que se obtêm, ou através do aumento dos impostos, ou através da diminuição das despesas públicas."
Miguel Beleza
"Não vai pagar" "Não vai pagar a dívida pública. Vai manter a dívida durante muitos anos. Desde que a dívida não ultrapasse um certo limite não é um problema grave. Para se pagar a dívida tem que existir um orçamento superavitário e isso vai ser muito complicado."
João César das Neves
"Vamos ser nós a pagar através dos impostos" "Vai pagar como andou a pagar nos últimos tempos: recorrendo aos impostos. É o que tem que ser, não há alternativa. É só começar a controlar a despesa para ver se não continua a subir a dívida e depois cobrar impostos. Vamos ser nós a pagar."
Henrique Neto
"Impostos não são solução" "Não faço ideia e o mais grave é que ninguém sabe. Nós não estamos a produzir riqueza para pagar a dívida e, portanto, não há nenhuma hipótese de nos próximos anos, com as políticas actuais, Portugal vir a pagar a sua dívida externa. Se aumentarem os impostos, isso enfraquece ainda mais as empresas e a dívida tenderá a aumentar. Face a isto, o aumento dos impostos não é uma solução."
Rui Teixeira Santos
"Há que reformar o Estado e reduzir a despesa pública" "Por um lado, temos que amortizar a dívida, por outro, temos que pagar mais pelos encargos da dívida. Que fazer? Aumentar os impostos? Há um limite para o aumento dos impostos. As pessoas não podem pagar mais impostos. Uma dívida hoje são sempre impostos amanhã. Temos que reformar o Estado e reduzir a despesa pública. A sustentabilidade passa pela redução das assimetrias entre ricos e pobres."
Mira Amaral
"Subsidiar a dívida pública, através do aumento de impostos, é uma solução facilitista. O país já não é fiscalmente atractivo e a economia não aguenta mais impostos. O caminho é reduzir a despesa pública corrente."
Inês de Sousa e Cristina Andrade
Até à data, a única forma de baixar a dívida pública tem sido pelo aumento de impostos. Mesmo neste mandato Sócrates, muito contrariamente ao que este nos tem dito. Como nunca se sabe quem nos vai governar a seguir, será melhor guardar estas frases.
0 comments :
Enviar um comentário