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Explicações: é para amanhã, bem que podias fazer hoje

Parece que as explicações do 12º ano estão lotadas com inscrições de última hora.
Explicações lotadas com inscrições de última hora
A primeira fase começa na terça-feira, mas durante esta semana os centros de explicações ainda aceitaram inscrições de alunos desesperados. Estudo de última hora não é recomendado por professores nem por explicadores que não garantem sucesso. Mas os jovens tentam tudo para não falhar nas provas. Matemática e Físico-Química são as grandes dores de cabeça.

A poucos dias do início dos exames do 12.º ano, a maioria dos centros de explicações estão lotados devido às inscrições de última hora. Os alunos que vão concorrer ao Ensino Superior procuram cada vez mais o apoio de explicadores e ainda chegam inscrições. "Continuam a aparecer alunos", reconhece Sara Amado, directora do Nota 20, em Lisboa.
Há por aí até quem diga que a culpa é uma consequência da má qualidade do ensino. Ocorre-me que os alunos não estudarem é capaz de explicar o problema mais objectivamente do que acusações genéricas. Mas por outro lado, tenho que reconhecer que a falta de qualidade no ensino terá as suas consequências. Se não vejamos:

Aluno não estuda -> planos de apoio -> depois falta às aulas -> prova de recuperação -> depois chega ao fim do ano e lembra-se que há exames -> explicações -> eventualmente chumba -> não faz mal, faz o 12º ano num instantâneo das Novas Oportunidades.

Estes miúdos crescem convencidos que há sempre uma segunda oportunidade. E, de facto, enquanto andarem na escola assim parece. Até que chega a hora de ganhar uns tostões e aí a porca torce o rabo. Ou não, afinal sempre há o rendimento mínimo garantido (assim o baptizou Guterres!) e mais umas benesses do estado papá.

Por fim, também o inevitável sr. Almeida, Pai do País, lá emitiu o julgamento MEzinho-correcto:
Albino Almeida da Confap (Confederação das Associações de Pais) também aponta o dedo ao sistema de ensino. "A escola ensina todos da mesma maneira e esquece-se que todos aprendem de forma diferente". Por isso, os pais que têm dinheiro têm de se socorrer das explicações para ajudar os filhos a ter boas notas, critica.
Como, importa-se de repetir? Procurassem os pais saber o que fazem os filhos durante 12 anos de escola e certamente que não precisariam de pagar explicações!