a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Último DVD que comprei em PT

Fazia algum tempo que tinha o filme "Vicky Cristina Barcelona" na minha lista de desejos. Escapou-me a ida ao cinema mas hoje em dia isso já não tem grande importância. As edições em DVD saem pouco depois dos filmes, os conjuntos de cinema em casa são muito satisfatórios e além disso não tenho que aturar alguém a comer pipocas ao meu lado durante todo o filme. Assim, quando este filme saiu em DVD deixei passar algum tempo até que o preço baixasse um pouco e, na semana passada comprei-o. Custou 20 euros.

O que é que costumamos encontrar num DVD? O filme (obviamente), legendas em diversas línguas, opção de escolha por apresentação ou não das legendas, por vezes diferentes formatos de áudio e alguns extras tais como cenas cortadas, comentários do realizador, entrevistas, etc. As edições particularmente baratas (5 a 10 euros) costumam ser pobres na inclusão de conteúdos para além do filme, sendo frequente apenas a opção de mostrar ou não as legendas. Nas edições mais caras (18 a 23 euros) é frequente encontrar todo o adicional leque de conteúdos além do filme, sendo um bom incentivo à compra do filme e, com este valor acrescentado, contribuindo para menor opção pelo download ilegal.

Sendo um filme de Woody Allen não esperava que o DVD "Vicky Cristina Barcelona" incluísse extras. No entanto, este DVD apenas tem legendas em português, as quais nem sequer é possível esconder. Nem sequer as legendas em inglês estão presentes, apesar de habitualmente fazerem parte das edições internacionais. Acresce que, novamente, este DVD contém o maldito vídeo anti-pirataria, que é mostrado sem opção de escolha logo que se insere o DVD. Esta é para mim uma atitude de desrespeito pelo consumidor. Além de me tratarem como um criminoso impingindo-me um braiwash anti-pirataria num produto que comprei, a editora deste DVD, tal como a maioria delas têm feito (só para não dizer todas), lançou um produto de sofrível qualidade.

Tem havido muito desleixo no que respeita as edições portuguesas de DVD. Em particular nas séries da TV editadas em DVD, é a completa rebaldaria. Muitas delas distribuídas pela Prisvideo, são edições unicamente legendas em português nas quais nem sequer é possível não exibir as legendas e o som é verdadeiramente decepcionante. O preço, apesar disto, é consideravelmente superior ao que se encontra no restante mercado europeu. Quanto a filmes, as edições vendidas em Portugal vão do mau ao aceitável, onde os extras incluídos são, por regra, escassos.

Face a esta situação decidi não comprar mais DVD no mercado português. Não valorizo as legendas em português e considerando-as até um incómodo quando as não posso desligar. Contudo, quem as achar importantes saiba que boa parte das edições comercializadas nos grandes mercados europeus (Alemanha e UK, por exemplo) têm à disposição uma panóplia de escolhas de legendas. No caso concreto deste DVD, comprando-o na Amazon UK pagaria 15.43 euros em vez de 20 euros (IVA e entrega incluídos). Esta poupança é um bom incentivo para mim. Além disso ganho, por regra, melhores edições.


2 comments :

  1. zedeportugal disse...
     

    "...impingindo-me um brainstorm anti-pirataria..."

    Penso que quereria dizer Brainwash. Não?

  2. j. manuel cordeiro disse...
     

    :-) pois era isso mesmo. Obrigado, vou corrigir.

Enviar um comentário