a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Fotos: sites de informação

Semana das fotos - parte 2 /5 (ver todas)

O post de hoje é uma compilação de links relacionados com fotografia. Alguns conheço-os há anos e têm-me prestado valiosos serviços informativos, entre outros. Aqui ficam.


http://dpreview.com

O site dpreview (digital photography review) é simplesmente o melhor site com testes comparativos e análises de máquinas fotográficas que conheço. São testes realmente isentos, rigorosos e extensos. Uso-o há cerca de 7 anos para decidir as minhas compras fotográficas. Também têm testes a lentes mas neste aspecto prefiro o seguinte.



http://www.kenrockwell.com

Ken Rockwell mantem uma página pessoal com excelentes reviews de lentes da Nikon e da Canon. Já que estamos neste site, os tuturials e a galeria de fotos também merecem umas boas olhadelas.



http://digital-photography-school.com/tips

Digital Photography School é um site mantido por Darren Rowse com dicas simples, como o próprio diz, para ajudar os proprietários de câmaras digitais a tirarem delas o máximo proveito. A selecção de 20 fantásticas manipulações feitas com Photoshop já só por si valem a visita. Mas não é tudo. As secções das dicas de composição, como fotografar determinadas temáticas e câmaras e equipamentos são deveras interessantes.




http://olhares.aeiou.pt

Bom, já passei pelos equipamentos e pela técnica, vamos agora ao alojamento de fotos. Na minha opinião, o Flickr é o melhor técnica e funcionalmente. Peca por, na versão free, apenas permitir 200 fotos. É certo que o Picasa não tem esta limitação mas a funcionalidade é bem inferior. Ao nível nacional, o Olhares merece uma menção por razões várias e ser um site português não é seguramente a mais marcante. É um local de fotógrafos de elevado nível; as fotografias estão catalogadas por temas; e bom, então, ok cá vai, tem uma boa secção de nús :-)


Muitos mais sites aqui caberiam. Contrariamente aos jornais, aqui não dá para puxar do argumento do espaço limitado mas outro serve: a paciência deste escriba é limitada :-) Assim, ficamos por aqui.

Já agora, conhece um site relacionado com fotografia que merece destaque? Deixe um comentário com o link. Aqui a gerência agradece.


2 comments :

  1. João Esteves disse...
     

    Olá Jorge:

    Há um site do mesmo género do Olhares, o fotosensivel.com. Infelizmente, tem vindo a perder membros e, ultimamente, tem estado muito parado.
    Há também um foto-jornalista freelancer que, por vezes, trabalha para o Público, que tem uma pag. na net e que vale a pena visitar pelas fotos. É o Sérgio Azenha. Nunca o conheci pessoalmente, mas chegamos a trocar comentários sobre fotos, num site que já não existe, o foto@pt.

  2. j. manuel cordeiro disse...
     

    Obrigado pela dica João. Já lá passei e são ambos muito interessantes.

Enviar um comentário