a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Gráfico: PIB 2006-2009





Como se pode confirmar no presente gráfico, as previsões do PIB feitas pelo Banco de Portugal (BdP) têm sido marcadas por um rotundo falhanço.

Hoje o BdP reafirmou a sua anterior previsão de uma contracção de 3.5% do PIB em 2009, quando a CE e a OCDE apresentam valores mais negativos e prevê que para 2010 o PIB se contraia em 0.6%. Acertará desta vez o BdP? Olhando para o histórico, a resposta é naturalmente não. Note-se que em Janeiro, o BdP tinha previsto um crescimento positivo para 2010 de 0.3%! E que no 4º trismestre de 2008, já em plena crise, se bem que não assumida pelo governo, o BdP tinha previsto para 2009 um crescimento positivo de 2.3%. Enfim, uma parelha imbatível: puro delírio e incapacidade de prever.

Neste contexto, para que servem então estas "previsões", excepto para coadjuvar a acção política do governo e do PS?

Mas há mais. Conforme salienta o Público, «a recuperação da economia portuguesa após a recessão tem de "implicar o reinício do processo de consolidação orçamental através de uma estratégia clara que promova a criação de um quadro macroeconómico orientado para a estabilidade e crescimento"». Ora isto são más notícias, já que a última consolidação orçamental com que fomos brindados e que tanto tem sido propagandeada por Sócrates foi feita à conta do aumento de impostos. Vão, portanto, preparando os bolsos.


6 comments :

  1. Anónimo disse...
     

    Hi! I asked you before about the label cloud thing, and I got one for myself.. But now I was asked how it was done and I can't remember the web site where you could do it, could you give me the link again?
    thanks, xxx

  2. Diogo disse...
     

    De que valem as previsões de um minúsculo agente da banca? Ele diz, e faz, o que lhe manda a Grande Finança. De resto...

  3. j. manuel cordeiro disse...
     

    É possível que seja uma leitura realista, Diogo.

  4. j. manuel cordeiro disse...
     

    Tiltumaria:

    you can find the links in the comments of this post:

    http://fliscorno.blogspot.com/2009/05/porque-falham-os-projectos-de-software.html

    BTW, I found it googling this:
    tiltumaria site:fliscorno.blogspot.com

  5. Anónimo disse...
     

    Não está aí a minha opinião, também quero aparecer no gráfico :D

    http://oinsurgente.org/2009/01/29/aqui-mesmo/#comments

    "Não percebo como se faz contas a quedas de 2-3% quando vários sectores importantes estão a ter quedas de 20%. É muito mais expectável quedas entre 5 e 10%."

    29Jan2009

    lucklucky

  6. j. manuel cordeiro disse...
     

    Lucklucky, o lugar é-lhe devido: acertou mais do que o Constâncio :)

Enviar um comentário