Estratégia: ainda, desviar a atenção
Repesco uma imagem de Dezembro de 2008 sobre o que entendia se estar a preparar para ser a estratégia eleitoral do PS. Na altura a sopa que se estava a fazer tinha todos os ingredientes para que os professores fossem os bobos da festa, pela continuação e aplicação da governação pela inveja.
Afinal o PS perdeu as europeias e descobriu que os «míseros votos» dos professores faziam falta e o mel começou a jorrar. Mas a estratégia de desviar a atenção manteve-se. Casamento gay, uniões de facto, o sal no pão e mais umas quantas novelas de jornalismo de sarjeta são episódios que aí estão para corroborar a tese. Enquanto se discutir o supérfluo, continuará por se fazer o balanço da governação socialista.
Bom... eu acho que é 'Bombos da Festa' e como tal fui pesquisar.
DIZEDORES
«Bombo da festa» ou «Bobo da festa»?
Ambas as expressões existem, mas com sentido um tanto diferente.
....
[O] «bombo da festa»: aquele que sofre a descarga da ira dos circunstantes; pessoa muito falada, criticada e de quem se faz troça, que é objecto de chacota; aquele que apanha muita pancada; que é sistematicamente responsabilizada pelo que de mau acontece.
.....
«[Ser o] «bobo da festa (ou da corte)»: «pessoa que faz rir toda a gente com brincadeiras e graças (por vezes tolas).» Provém do castelhano "bobo", derivado do latim 'balbus, a, um', «gago». «'Balbu-' significava gago e originou o verbo 'balbutiare' (gaguejar, falar obscuramente). Em português, 'balbutiare' deu balbuciar e 'balbu' virou bobo, porque uma das gracinhas que os bobos da corte faziam era imitar gago.(...)», conta Reinaldo Pimenta, no livro A Casa da Mãe Joana (Editora Campus, Rio de Janeiro).
....
José Mário Costa/Carlos Rocha
Abraço
I.
Olá Isabel. Era mesmo bombo da festa que tinha em mente. Comi o "m" :) Obrigado pela chamada de atenção.
A ler, considerar e votar em consciência colectiva:
http://primeirofax.wordpress.com/2009/09/13/voto-util-contra-o-ps-de-socrates-actualizacao-13-de-setembro/