a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Sr. Murdoch: a solução é fácil

O Sr. Murdoch, dono de publicações como The Wall Street Journal, Fox News e Hulu, queixa-se que tem sido roubado pelos gigantes da pesquisa. Ameaça mesmo que os seus sites poderão desaparecer da listagens do Google.

Há alguns grupos de comunicação social com este género de argumentação. Por um lado querem ser incluídos nas pesquisas feitas pelos motores de busca, o que lhes é essencial para aumentar a respectiva visibilidade e permitir a valorização da publicidade online que insiram nessas publicações. Mas querem empresas como a Google lhes paguem por isso. Ou seja, lucram com o serviço dos motores de busca e ainda lhes querem sacar um dinheirito.

Há alturas em que os argumentos são fraquinhos e podem-se mesmo virar contra os autores. Esta é uma delas. É que a solução é fácil, Sr. Murdoch. O Google, e os outros motores de busca, de resto, já permite há imenso tempo que os editores de conteúdos online proibiam as suas páginas de serem indexadas. Basta criar, na raiz do site, um ficheiro de texto chamado robots.txt com este conteúdo:
User-agent: *
Disallow: /


Desta forma simples, todo o site será eliminado dos motores de busca. Mas não é isto que o Sr. Murdoch quer, pois não?


adenda: notícia também no i