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Espanha apresenta plano ferroviário

Vídeo "Plan Transporte Mercancías" disponível no Youtube, do qual destaco estas imagens:

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É notório

  • que o centro da rede é Madrid;
  • que as linhas portuguesas confluem para o centro da rede;
  • que a rede não está desenhada para ser uma ligação ibérica (Portugal+Espanha) à restante Europa mas sim para ser uma rede de ligação Madrid-Europa.

 

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Os aspectos de rede europeia são ainda mais evidentes se olharmos para o tipo de tráfego nas linhas: não existe uma única ligação de mercadorias entre Portugal e a restante Europa. Bom, existem uns atalhos. Mas uma linha que torne Portugal como uma porta de entrada na Europa é que não existe. Aliás, parece que nem mesmo em Portugal tal coisa está prevista, já que o TGV não terá ligação directa aos portos marítimos.

Outros aspectos são explicados num texto de Rui Rodrigues no Público, que me parece não estar a ter o destaque necessário face às questões que coloca:

No dia 3 de Maio de 2009 e na semana seguinte, foi exibido, na RTPN, uma reportagem, no programa “RADAR DE NEGÓCIOS”, sobre a nova rede ferroviária de bitola europeia. Nesse programa, foi colocada a seguinte pergunta ao Administrador Carlos Fernandes da RAVE, empresa que estuda a nova rede ferroviária: Quando poderá a Auto-Europa exportar e importar (as mercadorias) directamente para a Europa, através da nova linha de bitola europeia?
Na resposta a esta pergunta - http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=15928&e_id=&c_id=7&dif=tv&dataP=2009-05-03 - ficaram definidas duas importantes ideias: Sem ter a certeza absoluta, em 2013, a RAVE espera que exista uma ligação de Madrid para a Europa, em bitola europeia, que vai permitir o transporte directo de contentores e também foi dito, sem adiantar datas, que a ligação Aveiro-Salamanca será uma linha mista de mercadorias e passageiros e que será uma das portas de entrada e saída para a Europa, em bitola europeia.
Através das declarações anteriores do próprio Administrador da RAVE, é possível verificar que na rede apresentada, no respectivo site, se podem observar vários erros graves de projecto, tais como:
1. Não há ligação, através de linhas de bitola europeia, aos portos de Sines e Setúbal;
2. Não se justifica uma linha convencional de mercadorias para cargas de 25 Ton/eixo, Évora-Badajoz, ao lado de uma linha mista (passageiros e mercadorias), também para 25 Ton/eixo. Este erro vai aumentar os custos em 30%. No sector ferroviário ninguém entende esta decisão.
3. A nova linha Lisboa - Porto só para passageiros não permitirá a circulação dos contentores, em bitola europeia, no eixo Norte-sul e saída para a UE através de Vilar-Formoso-Salamanca-França.
O VOLTE FACE DA RAVE E A POSIÇÃO DO NOVO MINISTRO
Passado um mês e meio, no dia 20 de Junho de 2009, no programa “Expresso da meia noite”, na SIC Notícias, o mesmo Administrador da RAVE sobre a nova linha Lisboa-Madrid e sobre o transporte das mercadorias para a União Europeia (UE) , deu as seguintes informações: A RAVE julga que a Espanha manterá a bitola ibérica durante décadas. Foi dito até: “se é que alguma vez o país vizinho migre a sua bitola”! E o transporte de contentores para a Europa resolve-se através do seu transbordo na fronteira francesa, perdendo 1 hora em cada transbordo. O transporte de mercadorias só será efectuado por bitola ibérica. Para confirmar, ver: http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Expresso+da+Meia-Noite/2009/6/a-importancia-do-tgv.htm
Numa entrevista ao DN do dia 12 de Dezembro de 2009, o Ministro das Obras Públicas afirmou: “Os espanhóis têm um projecto de migração da bitola ibérica para a europeia que durará entre 20 e 30 anos”. Tendo em conta as declarações da RAVE e do Ministro das Obras Públicas fica, por esclarecer uma contradição que coloca em causa a nova rede ferroviária. A nova argumentação cai por terra, pela simples razão de que a RAVE, devido aos acordos da Figueira da Foz, está a projectar, para estar pronta em 2015, a linha mista Aveiro-Salamanca, em bitola europeia, e que, segundo declarações do próprio responsável da empresa, será uma das principais portas de entrada e saída das mercadorias para a UE. Se a Espanha não alterar a sua bitola, então os contentores só poderão circular sem transbordo, desde Aveiro até Salamanca, porque a nova linha Lisboa-Porto é só para passageiros.
Estas contradições permitem concluir que a definição da nova rede ferroviária de bitola europeia se baseia apenas numa presunção, na qual existe ou falta de verdade ou falta de informação e entretanto, a Espanha já apresentou o seu plano de transporte ferroviário de mercadorias: http://www.youtube.com/watch?v=6exl21mmiQo