Seniores
Agora os velhos, isto é, aqueles que não são novos, têm um novo sinónimo no dicionário do politicamente hipócrita correcto. Chamam-lhes seniores. Tenho-o ouvido na publicidade, sempre atenta às modas, no discurso político e agora também na comunicação social ("público sénior"). Espero que quando eu for mais velho não me chamem sénior. As coisas são o que são e, independentemente da nomenclatura, não deixarei de ser velho. Serei idoso, um adjectivo correcto e que também pode ser substantivo.
Vivemos no tempo e no mundo dos eufemismos. Não se pode dizer uma qualquer palavra ou expressão sob pena de ou provocar traumas em alguém ou insultar alguém. E portanto os pobres são carenciados ou economicamente desfavorecidos;os alunos não reprovam, ficam retidos; as pessoas, principalmente as mulheres, não são gordas, são fortes. etc, etc, etc... E neste momento os velhos ou idosos já são seniores! Só os agricultores, mesmo que tenham sessenta anos, é continuam jovens como se tivessem tomado um qualquer elixir da juventude! Vivemos no mundo às avessas, do qual já Gil Vicente se queixava!
É apenas uma tradução do eufemismo usado nos países de língua inglesa - "Senior citizen" - e não me parece que daí venha grande mal ao mundo.
(Talvez porque eu já sou quase 'senior'...) ;)
É verdade, não vem mal nenhum ao mundo. Relendo agora o que escrevi noto algum exagero. Talvez ande a ouvir sound bites publicitários a mais.