a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Taxas de levantamento: isto é-lhe familiar?…

Os bancos alemães estão a cobrar entre 6 e 10 euros por levantamentos no estrangeiro feitos em ATM que não façam parte da rede do banco. Nos levantamentos dentro da Alemanha em máquinas fora da rede do banco também cobram taxas mas de valor inferior (4 a 6 euros). Olhe-se para o exemplo de lá fora para se perceber que caminho se queria cá seguir quando volta e meia o tema de taxar os levantamentos nas caixas automáticas vem à baila. Cá significaria que um cliente do BES que fosse levantar dinheiro num multibanco do BCP pagaria entre 4 a 6 euros.

Os bancos e alguns comentadores argumentam que uma tal taxa serviria para pagar o serviço das ATM. Apesar das consideráveis poupanças conseguida por se precisar de menos empregados de caixa nos levantamentos. Mas aceitando de borla esta razão, e os juros dos depósitos são actualmente irrisórios, espero que os mesmos interlocutores se pronunciem pelo facto do dinheiro depositado pelos clientes servir para o banco fazer lucro sem que os clientes lucrem o que for com isso. Parece que esta realidade é explicada pela necessidade do banco prestar serviços gratuitos ao cliente. Como o levantamento de dinheiro nas ATM.



4 comments :

  1. Unknown disse...
     

    Bem vista, Jorge
    A ganância dos banqueiros acaba por dar razão ás crítica da esquerda ao capitalismo. mas há um capitalismo responsável e gerador de riqueza. Não é o dos banqueiros. É o das indústrias trasnformadoras. Essas, sim, criam riqueza mas a esquerda também não gosta delas.

  2. Diogo disse...
     

    Os bancos privados são de há muito, e de longe, os maiores ladrões das sociedades. Como tal, devem desaparecer.

  3. zedeportugal disse...
     

    Ich wundere mich, mein Freund Jorge Deutsch versteht!

  4. j. manuel cordeiro disse...
     

    Ich verstehe nur Bahnhof ;-)

Enviar um comentário