a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Escutas SOL: Vara, Paulo Penedos, e Rui Pedro Soares

SOLEscutasScrates20100205pg.15 SOLEscutasScrates20100205pg.35 SOLEscutasScrates20100205pg.45 SOLEscutasScrates20100205pg.56

SOLEscutasScrates20100205pg.67 SOLEscutasScrates20100205pg.79 SOLEscutasScrates20100205pg.85 SOLEscutasScrates20100205pg.95

Clicar nas imagens = zoom 100%

Estas 8 páginas são a reportagem do SOL da passada sexta-feira. Já estão online no site do SOL (na forma de texto), pelo que aqui as deixo como foram publicadas.

Cada qual que faça a sua leitura. A minha, no que respeita a questão da legalidade, alinho-a com esta:

Areia para os olhos

«Vamos lá a ver se nos entendemos: as escutas publicadas pelo Sol na última edição não são ilegais. Fazem parte do processo Face Oculta e, como tal, foram validadas pela Justiça. As outras escutas, que envolviam José Sócrates, não são estas que agora foram publicadas e que comprovam o plano existente para comprar grupos de comunicação social críticos do primeiro-ministro. Para isso, defendeu-se a utilização de dinheiros públicos e de privados ao serviço do PS. É isto que está em causa agora. Podem os do costume falar de violação do segredo de justiça, mas até isso é discutível, se o interesse público da informação se justificar. O que me parece ser, manifestamente, o caso. »

publicado por Paulo Pinto Mascarenhas

E quanto à questão política, vou por aqui:

Por partes
por Ana Margarida Craveiro

«(…) Não há formalismos que salvem a face do primeiro-ministro. Não basta matar o mensageiro, e voltar a atacar verbalmente a comunicação social. O seu poder pode e deve ser fiscalizado pelos órgãos competentes; o seu eventual abuso de poder pode e deve ter consequências. A estabilidade não é uma desculpa para esta machadada no Estado de Direito. Nem tudo pode ser sacrificado em nome de uma paz podre, sob pena do descrédito total.

O país precisa de uma resposta: José Sócrates é culpado deste crime político, ou não?»

 

Relacionado:
1.
Escutas SOL: Vara, Paulo Penedos, e Rui Pedro Soares
2.
Escutas SOL: O Polvo - DN, JN, TSF, Ongoing, PT, Moniz, jornalistas amigos 
3. Escutas SOL: Assim falam os boys