a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Excesso de tráfego ou excesso de zelo?

Para quem não estiver a par do caso Aventar, deixo este resumo do texto de Gabriel Silva:


1) o blog Aventar decidiu publicar este anúncio no Jornal de Notícias:
2) O Jornal de Notícias, por intermédio de email, informou que o anúncio foi recusado;
3) O anúncio foi hoje publicado no jornal Público (edição Lisboa);
4) O CAA fez hoje de manhã posta com o assunto referindo tais peripécias;
5) O blog Aventar deixou de estar acessível pelas 14.00 horas; (ler o resto aqui)

Gabriel Silva diz que falou "com Fernando Moreira de Sá (outros dos responsáveis do blog) , que tinha contactado directamente a Esotérica, o qual indicou que a empresa teria dito que enquanto «os dois links do Blasfémias para o Aventar estivessem online a coisa não se conseguia desbloquear, pelo excesso de tráfego»!!!!"

Excesso de tráfego? Só pode ser brincadeira. É certo que o Blasfémias é dos blogs mais vistos cá no rectângulo (o Blogómetros diz que tem uma média 5761 visitantes diários) mas daí até excesso de tráfego… Enfim, uma empresa de alojamento não aguenta um tráfego de 5 mil visitantes diários? Excelente convite para não escolher este alojamento. Bem mais visitas aguenta o Blogger e é à borla.

Além disso, no site da empresa estão as condições de venda dos seus produtos de alojamento:

image

Ficamos a saber que anunciam tráfego mensal ilimitado. No entanto decidiram fechar o Aventar alegando excesso de tráfego. É caso para a ASAE por publicidade enganadora.

Mas a questão que se me coloca mesmo é se estamos perante um caso de excesso de tráfego ou de excesso de zelo.

Caros Aventares, querem uma sugestão de um alojamento fiável por 35 euros anuais? Cá vai: http://www.brinkster.com Custa um bitoque a mais do que a solução da Esoterica mas ao não vos fazem palermices destas. E é fiável.

Segue-se uma série de adendas para efeitos de histórico

Adenda 1:

João José Cardoso mandou-me o link para o sitemeter do Aventar. Reparem como hoje apenas tiveram 186 visitas a cima da média!

image

Adenda 2:

Uma nota explicativa da parte da Esoterica:

Aurélio Duarte disse

3 Março, 2010 às 8:43 pm

Boa noite,
Toda a informação colocada aqui sobre a Esoterica é completamente falsa.
A Esoterica não censura os conteúdos dos sites, os clientes são responsáveis pelos mesmos e não nos cabe a Nós efectuar tal filtragem.
A Esoterica apenas bloqueia sites dos clientes se esta for devidamente notificada pela Polícia Judiciária.
Nunca foi indicado ao cliente Ricardo Santos Pinto que o site só seria desbloqueado se fosse retirado o anúncio relativo ao primeiro-ministro.
Como o cliente Ricardo Santos Pinto sabe o site aventar.eu tem estado com problemas de segurança e utilização de recursos, o mesmo site encontra-se alojado sobre um serviço de alojamento partilhado, o que quer dizer que existem mais clientes no servidor, a utilização excessiva desses mesmos recursos fez com que o servidor de dados MySQL parasse abruptamente e por conseguinte corrompesse todas as bases de dados associados ao mesmo, este foi, e é, até ao momento o motivo do Dowtime, não existem aqui conspirações por parte da Esoterica ou interferências de terceiros.
Neste momento a Esoterica tem N clientes com os sites offline devido a esta situação, não iríamos colocar os restantes clientes com os serviços em baixo se não existisse de facto um problema grave.
Visto o site aventar.eu utilizar muitos recursos físicos (memória e processador) foi aconselhado ao cliente Ricardo Santos Pinto a migração para um servidor dedicado, ora se a Esoterica não estivesse interessado em manter este site não teríamos decerto dado esta alternativa.
Foi também prestado suporte ao cliente Ricardo Santos Pinto até à meia-noite na semana passada para que pode-se ultrapassar os problemas, 3 minutos após a activação do serviço o site aumentou automaticamente a carga, se tivéssemos alguma coisa contra o site ou o conteúdo contido neste decerto que não teríamos dado este tipo de acompanhamento.
Conforme indicado ao cliente Ricardo Santos Pinto a Esoterica aconselha-o vivamente a abrir uma acção Jurídica.

O meu comentário: uso um serviço de alojamento partilhado e nunca tive destes problemas. Não estou a dizer que a explicação seja outra mas sim a sublinhar que, nela acreditando, vejo aqui uma muito boa razão para escolher outro servidor.

Adenda 3:

FMSá, do Aventar, deixou este esclarecimento nos comentários:

25 disse...quarta-feira, 3 de Março de 2010 21h21min00s WET

A resposta do Aventar:

Resposta enviada à Esotérica, após esta resposta ao nosso pedido:

Exmo. Sr.

Tem razão quando aborda o downtime da semana passada e o suporte prestado até à meia-noite. Já lhe agradeci na altura.
Tendo em conta os inconvenientes optei por manter um acompanhamento cuidado nos últimos dias.

Como por certo se recordará, ou poderá constatar nos tickets enviados, após o regresso do site solicitamos informação sobre a carga do domínio em causa. Sempre nos disseram que estava estável. Logo, o problema foi ultrapassado.

Ontem mesmo questionamos se o mesmo se encontrava estável. Que se encontrava sob monitorização, foi a resposta que obtivemos. Não recebemos indicação posterior de que algo estava fora do comum.
Hoje, com diversas referências na comunicação social, tivemos um ligeiro acréscimo de visitantes. Até à altura do downtime tínhamos registado cerca de 1400 visitantes.

Posso estar enganado mas não creio que seja um número exagerado e que leve a “deitar abaixo” o serviço.
Como na passada semana, lamento os inconvenientes.

Não queremos prejudicar a vossa empresa, nem os clientes que são nossos vizinhos no alojamento partilhado.
Como, claro, não queremos prejudicar-nos a nós próprios.

Como parece que já o fizemos, e como o alojamento dedicado implica um valor demasiado alto (e não havendo meio termo), estamos pois disponíveis a mudar-nos de casa.
Como compreenderá desejamos obter os nossos ficheiros e demais elementos de forma a podermos deixar de causar preocupações à vossa empresa.

Com os melhores cumprimentos.

ADENDA: A Esotérica pedia 60€ mês para o tal servidor e contrato por um ano.

FMSá - Aventar

Adenda 4:

Entretanto coloquei uma questão à Esotérica e deram-me uma resposta:

Jorge disse

3 Março, 2010 às 8:54 pm

Aurélio Duarte:

porque escrevi sobre o assunto, vou adicionar a sua explicação no meu post.

Mas há uma coisa que não percebo. De acordo com o sitemeter do Aventar, o padrão de visitas de hoje não difere do habitual… Quer explicar?

 

Aurélio Duarte disse

3 Março, 2010 às 9:11 pm

Caro Jorge,
Terei todo o gosto de apresentar todas as estatísticas do site aventar.eu caso o nosso cliente o permita.
Relembro que as estatísticas não envolvem apenas as visitas mas também o número de queries que a base está a ter, o número de ciclos no processador ocupados pelo site bem como a memória.
Como deve compreender um serviço de alojamento partilhado é óptimo até um certo ponto, o aventar.eu tem um tráfego de 60 a 70GB (se não me falha a memória) e o cliente nunca foi cortado por esse motivo, e foi pela utilização em excesso dos recursos que foi recomendado um servidor dedicado.
Logo que voltaremos a restabelecer o acesso ao servidor terei todo o gosto em esclarecer esta situação.

 

Adenda 5:

Entretanto, parece que uma solução foi encontrada.

FMSá disse

3 Março, 2010 às 9:56 pm

Entretanto, graças a todos vocês amigos da blogosfera e depois desta troca de correspondência blogosférica, chegou a resposta da Esotérica:

Resposta à nossa resposta:

Estimado cliente,
Felizmente já conseguimos restabelecer todos os serviços, queira por favor verificar se tem acesso ao seu FTP.
Iremos também passar o backup da sua base de dados para a pasta httpdocs, desta forma conseguem retirar toda a vossa informação.

Caso tenha alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

Ufff, meses e meses de trabalho que, espero, vai ser recuperado para, em breve, o Aventar regressar!!!

 

Aurélio Duarte disse

3 Março, 2010 às 10:31 pm

Caro FMSá,
Como deve compreender, estando o servidor com os respectivos serviços em baixo não é tecnicamente possível aceder aos mesmos.
A Esoterica nunca proibiu a nenhum cliente a retirada dos seus conteúdos nem nunca irá proibir.
Felizmente já temos todos os serviços online, o nosso cliente já foi informado a fim de proceder à transferência dos dados. Estamos a aguardar a confirmação do nome da base de dados para que possamos fazer o backup da mesma e enviar para o directório FTP.
As questões técnicas serão respondidas a partir da área do suporte como sempre, fora isso posso esclarecer qualquer dúvida que tenha.
A autorização da publicação dos dados terá que ser requisitada pelo cliente Ricardo Nuno dos Santos Ferreira Pinto através da área de suporte, desta forma ficamos com a mesma registada.
Envio-lhe também em anexo uma pequena amostra dos tickets que tivemos sobre esta questão, julgo que seja suficiente http://www.esoterica.pt/aventar.png

 

Comentário final

Olhando para o tráfego de visitas e page views, o Aventar não apresenta um padrão assim tão exigente. Falou-se que queries à base de dados mal feitas mas até dados concretos, não dou grande valor a essa linha de argumentação. Não é que a performance da base de dados não tenha importância mas sim porque o Aventar não tinha assim tantas visitas quanto isso. Além do mais, estamos perante uma instalação de Wordpress e, a não ser que tenham feito muitas personalizações, nada de invulgar se passará.

Então porquê isto tudo? Cada qual que tire as suas ilações. Para mim tratou-se de mau serviço.



19 comments :

  1. joão josé cardoso disse...
     

    Obrigado Jorge. Repara que estávamos com 200 vistas hora quando um servidor partilhado vem abaixo, dizem eles que por culpa do nosso tráfego:

    http://www.sitemeter.com/?a=stats&s=s10448000&r=1

    Agora resta esperar que nos devolvam os ficheiros por ftp. E não estou muito optimista.

  2. Ramiro Marques disse...
     

    Jorge
    Aqui há gato. Ou Sócrates. Ou o PS!
    Ao menos o Blogger não tem desses problemas.

  3. j. manuel cordeiro disse...
     

    Que coisa mais mesquinha vos fizeram.

  4. j. manuel cordeiro disse...
     

    Pois é Ramiro, é daquelas que se estranham. Publicidade negativa para a empresa?! Depois desta eu nunca lá alojarei coisa alguma. Imagine-se que conseguia um site de sucesso. Pimba, fechavam-mo. Uso o brikster há anos sem razão de queixa. Há mais baratos (que também cheguei a usar) mas voltei ao brinkster quando a qualidade de serviço foi pelo cano.

  5. j. manuel cordeiro disse...
     

    Coloquei esta adenda (com imagem):

    João José Cardoso mandou-me o link para o sitemeter do Aventar. Reparem como hoje apenas tiveram 186 visitas a cima da média!

  6. j. manuel cordeiro disse...
     

    Adenda 2: a explicação da Esoterica.

  7. 25 disse...
     

    A resposta do Aventar:

    Resposta enviada à Esotérica, após esta resposta ao nosso pedido:

    Exmo. Sr.

    Tem razão quando aborda o downtime da semana passada e o suporte prestado até à meia-noite. Já lhe agradeci na altura.
    Tendo em conta os inconvenientes optei por manter um acompanhamento cuidado nos últimos dias.

    Como por certo se recordará, ou poderá constatar nos tickets enviados, após o regresso do site solicitamos informação sobre a carga do domínio em causa. Sempre nos disseram que estava estável. Logo, o problema foi ultrapassado.

    Ontem mesmo questionamos se o mesmo se encontrava estável. Que se encontrava sob monitorização, foi a resposta que obtivemos. Não recebemos indicação posterior de que algo estava fora do comum.
    Hoje, com diversas referências na comunicação social, tivemos um ligeiro acréscimo de visitantes. Até à altura do downtime tínhamos registado cerca de 1400 visitantes.

    Posso estar enganado mas não creio que seja um número exagerado e que leve a “deitar abaixo” o serviço.
    Como na passada semana, lamento os inconvenientes.

    Não queremos prejudicar a vossa empresa, nem os clientes que são nossos vizinhos no alojamento partilhado.
    Como, claro, não queremos prejudicar-nos a nós próprios.

    Como parece que já o fizemos, e como o alojamento dedicado implica um valor demasiado alto (e não havendo meio termo), estamos pois disponíveis a mudar-nos de casa.
    Como compreenderá desejamos obter os nossos ficheiros e demais elementos de forma a podermos deixar de causar preocupações à vossa empresa.

    Com os melhores cumprimentos.

    ADENDA: A Esotérica pedia 60€ mês para o tal servidor e contrato por um ano. E claro que pode publicar os tais dados!

    FMSá - Aventar

  8. Kruzes Kanhoto disse...
     

    Mas afinal não estamos num país onde ninguém lê blogs?!

  9. Diogo disse...
     

    Que pena! Eu tinha o perfil ideal requerido pelo anúncio.

  10. Eva disse...
     

    Alguém sabe quem são os sócios da Esotérica?
    Gostava de saber qual é o código da certidão permanente para ter acesso a essa informação on-line e tirar conclusões.

  11. Pata Negra disse...
     

    Primeiro na comunicação social, depois nos blogues e vem aí a vigilância video de certos espaços e toda a gente acredita que é em nome da nossa segurança. Eu diria mais, tudo isto é em nome da nossa felicidade!
    Um abraço sobre o olhar do nosso grande líder

  12. Anónimo disse...
     

    O anúncio era tão mau, e para um fim tão terrível, que o servidor encalhou. Os servidores também têm sentimentos.

  13. j. manuel cordeiro disse...
     

    LOL
    bem metida

  14. joão josé cardoso disse...
     

    Diogo, dentro de umas horas, espero, o Aventar regressa, alojado noutro servidor, e pode apresentar a sua candidatura.
    Inclino-me a pensar que este incidente não passou de alguma incompetência somada a vontade de ganhar dinheiro.

  15. j. manuel cordeiro disse...
     

    Pode-se saber onde vai ficar alojado?

  16. Anónimo disse...
     

    O culto da ignorância: "Falou-se que queries à base de dados mal feitas mas até dados concretos, não dou grande valor a essa linha de argumentação."

  17. j. manuel cordeiro disse...
     

    E por outro lado, o que seria o culto da credulíce?

    Aproveite para ler o resto, já agora:

    «Não é que a performance da base de dados não tenha importância mas sim porque o Aventar não tinha assim tantas visitas quanto isso. Além do mais, estamos perante uma instalação de Wordpress e, a não ser que tenham feito muitas personalizações, nada de invulgar se passará.»

  18. 25 disse...
     

    Serve o presente para informar que o Aventar já está, novamente, de regresso ao local do crime.

    Obrigado e cumprimentos.
    FMSá

  19. j. manuel cordeiro disse...
     

    Pois, já tinha visto. Óptimo.

Enviar um comentário