a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Prós e...?

22h47, vamos lá ver o que isto dá. O ME não se fez representar (vamos ver que falará pelos pais…), sorte do Paulo Portas (PP) que entra logo a abrir. Reportagem. PP diz que o professor deve mandar na escola. O caso do professor agredido pela família de um aluno e que hoje tem um processo.

22h56 Nuno Crato (NC). A autoridade não é de esquerda nem de direita. É impossível a aprendizagem facilitada sem disciplina. São os profs que devem mandar, dentro de regras gerais. As escolas devem decidir.

23h01 Helena Matos (HM). O caso do professor que se suicidou e a acta que não tem referências à violência. Não existe autoridade. Quem a pode exercer não a exerce. A linguagem do eduquês por parte do ME: comportamentos disruptivos; e tal. Comparação com a inverdade, coisa que não existe: ou é mentira ou verdade. O ME trata de questões laborais (em oposição a questões educativas). É um empregador. Há gente no ME que há muito tempo que não sabe o que é dar uma aula e que coloca os seus filhos no particular.

23h08 António Gouveia (AG). Professor, director de uma escola no Cacém. Responde a HM, que além do conselho de turma que não relatou os factos em acta, também há outros responsáveis no ME e no Estatuto do Aluno (EA). Responde a NC: um acto de indisciplina na sala ocorre uma vez mas não se repete. NC lembra que não é bem assim com o actual estatuto do aluno. Fátima Campos (FC) toma partido, dizendo que os alunos indisciplinados sabem que podem ser apanhados. AG sublinha que a escola do professor que se suicidou devia ter actuado (face às 7 participações) e não o fez.

23h15 PP. Já deu razão a NC por duas vezes. PP lembra-se de todos os profs que o fizeram como ele é. A realização foca risos na audiência. FC volta a tomar partido, agora porque existem programas alternativos. PP fala do EA que não distingue as faltas justificadas das injustificadas.

23h20 Voz à assistência. Francisco Vitorino (FV), Escola Marques Castilho, Águeda. A autoridade já vem de fora, dos pais. Se os alunos vêm com hábito de não reconhecer a autoridade, na escola fazem o mesmo. FC diz que os profs podem aplicar o EA. FV diz que isso implica muita burocracia. FC toma partido concordando. FC sugere que o exercício da autoridade também implica o professor, que a tem que exercer. FV concorda mas não pega na deixa. FC volta a sugerir uma linha de argumentação, falando dos pais que não respeitam a autoridade. FV concorda e FC corta-lhe a palavra.

23h25 Maria José Viseu (MJV), Presidente da CNIPE. O problema social dos pais que têm que levar para casa o salário. O grande problema do EA é que este não cria protecção de aluno para aluno.

23h28 Maria João Alves (MJA). directora do agrupamento de escolas de Almodôvar. Disserta sobre para educar uma criança é preciso uma aldeia. A educação é mais do que instrução. É a família, que não pode estar em campos opostos. FC pergunta como é que se puxa a família para a escola. Ela tem directores de turma que se deslocam a casa dos pais. A 40Km de distância. Os seus professores conversam com os pais usando os telemóveis pessoais. Os pais e mães vão a cada de MJA.

23h33 Eduardo Fernandes (EF) Plataforma de Estudantes. (Não consegui apanhar o que EF disse)

23h34 Albino Almeida (AA), CONFAP. Não responde a FC. Pega na cassete. Lê discurso. Não aceita ser interrompido. Hierarquização de responsabilidades. A família é a primeira responsável pela criança. FC pergunta o que fazer quando um pai vai agredir o prof à escola. AA responde falando do regulamento interno da escola. AA não aceita que lhe tirem o pio. Palmas.

23h39 Américo Baptista (AB), psicólogo clínico. Divaga sobre o mito do séc. XX em que amor e carinho bastava para educar as crianças, o que levou a perda de autoridade dos professores. Fala da necessidade de também memorizar quando se estuda. São precisas regras claras para a disciplina nas aulas.

23h43 Intervalo.

Termino aqui o relato de futebol, ups quero dizer, do Prós & Contras.

Tempos de participação

Participante Tempo    
Reportagem de introdução e Paulo Portas 00:09:00 Convidado Deputado, líder do PP
Helena Matos 00:07:00 Convidado Jornalista
António Gouveia 00:07:00 Convidado Professor, director de uma escola no Cacém.
Francisco Vitorino 00:05:00 Assistência Director da Escola Marques Castilho, Águeda
Paulo Portas 00:05:00 Convidado  
Maria João Alves 00:05:00 Assistência Directora do agrupamento de escolas de Almodôvar
Albino Almeida 00:05:00 Assistência CONFAP
Nuno Crato 00:05:00 Convidado Matemático
Américo Baptista 00:04:00 Assistência Psicólogo clínico
Maria José Viseu 00:03:00 Assistência Presidente da CNIPE
Eduardo Fernandes 00:01:00 Assistência Plataforma de Estudantes