a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Computador Magalhães usado para escutas ilegais

Atendendo a que o Computador Magalhães é um clone do ClassmatePC, da Intel, há sério risco de estes computadores escolares estarem a ser usados remotamente para escutas ilegais.

Tal foi o caso que acabou em tribunal por causa de uma escola de Montgomery County, Filadélfia, EUA, ter usado os computadores da escola para espiar os seus alunos através da respectiva câmara:

PHILADELPHIA, Pa. -- The issue of electronic privacy took center stage at a U.S. Senate subcommittee field hearing in Philadelphia Monday. The federal lawsuit in a school district in Montgomery County played a supporting role. Officials and experts spent the day debating whether there should be new federal legislation addressing video surveillance.

No caso português, a situação é mais grave porque a conjugação computador com câmara e com ligação móvel à net permite que a câmara seja activada remotamente, mesmo fora da escola, sem que o respectivo dono disso se aperceba.

A questão é séria e deve ser colocada ao Ministério da Educação: que medidas foram tomadas para desactivar o controlo remoto da câmara dos computadores Magalhães? Espera-se que o ME não seja conivente com esta situação porque então há a temer que algum plano maquiavélico poderá estar em marcha. Falo, especificamente, da possibilidade do governo poder passar a espiar remotamente determinadas famílias à sua escolha, graças à distribuição massiva que o Magalhães teve.

Dependendo da resposta do ME, colocar-se-á ou não a questão: está o governo a espiar famílias com recurso ao computador Magalhães? É um assunto sério que será seguido com atenção neste espaço.



3 comments :

  1. Dr.Shue disse...
     

    HAppy April's Fool to you too.. LOL

  2. Isabel Magalhães disse...
     

    LOL! Dr. Shue and me have the same opinion.

    Happy April Fools' Day!

  3. j. manuel cordeiro disse...
     

    Pois claro que vocês têm razão :) Dia das mentiras. Mas olhem que, como qualquer boa mentira, também esta está recheada de factos verídicos. Até essa do controlo remota da câmara tem o seu quê de verdade, já que há (pelo menos) um vírus que faz isso.

    Mas pronto, hoje em dia as verdades são como o conhecimento. Há verdades formais e verdades informais :)

    Continuação de boas mentiras :)

Enviar um comentário