a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Sobre a "sondagem" anterior

Obrigado pelo vosso feedback, que acaba por ser uma forma de comunicar com quem por aqui passa. Não sei como é convosco, mas por mim nem sempre me apetece deixar um comentário e esta forma de interacção, na qual se inclui os "Likes" do Facebook e outros, é mais preguiçosamente deliciosa :)

Quanto às respostas obtidas, a chave totoloto será tornada pública no próximo sábado :) A maior parte das respostas é de quem já conhece parte da bonecada. Compreendo que possa ser tedioso para alguns ver a repetição mas, enfim, isto é feito em carolice e quando o engenho ou cronos não ajudam mais vale sacar algo do baú. Sobre a forma de fazer estes questionário, apresento a seguinte umas linhas de orientação.

Como fazer estas "sondagens":

Ir ao Google Documents e depois Criar Novo - Formulário:

 image

Depois é uma questão de preencher o formulário:

image

O tipo de pergunta apresentada por ser diverso, desde texto livre, passando por escolhas múltiplas (exclusivas ou não). As perguntas tipo "Escala" servem para escolhas tipo "Bom, Razoável, Mau" e as escolhas tipo "Grelha" são como as de tipo escala mas com várias linhas na mesma pergunta.

Em "Adicionar Item" podem-se inserir mais elementos. A apresentação visual é escolhida em "Tema". O formulário pode ser enviado por mail. As respostas podem ser vistas na folha de cálculo ou em resumo gráfico. Em "Mais acções" - "Incorporar" é apresentado o HTML que pode ser colocado no blog (em modo de edição HTML, naturalmente) e também se pode editar a confirmação mostrada quando alguém preenche o formulário.

Depois de terminada a pergunta, clicar em "Concluído"  ver-se-á o aspecto da pergunta.

O formulário é criado com duas perguntas vazias. Apagar a segunda se esta não foi precisa. Passar com o rato por cima dos botões à direita para verem o que fazem.

image 

Acho esta funcionalidade do Google Docs interessante, não só para sondagens de opinião mas até para fazer testes de conhecimento. Mas neste caso falta uma parte fundamental que é a validação de identidade de quem está a fazer o teste. Não existindo actualmente, essa funcionalidade teria que ser adicionada por parte do informático de serviço, recorrendo a alguma imaginação (ocorrem-me umas ideias de como o fazer mas não é coisa para o utilizador ocasional). Como me parece que é uma funcionalidade interessante, talvez a Google a venha a incluir. Outro aspecto que falta é a contagem de tempo ao fazer o teste.