a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Há culpados para o aumento da despesa: os professores

Acabo de ouvir no noticiário da TVI (~20h20m) que uma das razões por a despesa do Estado ter aumentado foram os aumentos de gastos com pessoal, nos quais se inclui o aumento da despesa devido a promoções com professores, consequência dos resultados das avaliações.

Não sei haverá incompetência dos jornalistas da TVI,  se será má fé de quem do governo tenha passado esta informação ou se, por eu não ser professor, não estarei estarei simplesmente equivocado. Então mas o acesso a professor titular (ou ao correspondente escalão, por esta divisão ter sido abolida) não se faz por numeros clausus? Isto é, sendo a promoção afunilada por vagas, não baixa a despesa com pessoal?

Como estava em crer que o erro teria sido dos jornalistas, fui ver o que se escrevia sobre isto. E no Público lá está a citação exacta:

Em vez de diminuírem, em ano de congelamento nos salários, as despesas com pessoal aumentaram 1,7 por cento, sobretudo devido "à implementação dos novos sistemas remuneratórios das forças de segurança e dos militares" e "às alterações de posições remuneratórias de docentes do ensino não superior associadas ao processo de avaliação".

Pronto, estou esclarecido. De acordo com o Ministério das Finanças, a despesa com pessoal aumentou porque, entre outras razões, as medidas que baixaram os custos com o pessoal docente fizeram aumentar a despesa. Certoooooooo.



3 comments :

  1. José Lopes disse...
     

    Apontar os bois pelos seus nomes é coisa que os jornalistas "alinhados" não conseguem fazer. O ataque à comunicação social teve os seus efeitos, e aqui estão bem visíveis.
    Cumps

  2. j. manuel cordeiro disse...
     

    Uma coisa que vejo no actual jornalismo é a reprodução de notícias preparadas sem que haja verificação do que se escreve. Se calhar também não é esse o objectivo do jornalismo. Mas se for apenas de magafone, mais vale irmos directamente aos sites das agências de comunicação ou às páginas dos ministérios...

  3. Passarinho disse...
     

    Aqui há equívoco. O que irá fazer disparar a despesa é o facto de os que estavam inibidos de progredir poderem agora aceder ao topo. Os bachareis e os destacados nos sindicatos e no ME e D'sre, esses sim, irão fazer subir a despesa nuns largos milhões.

Enviar um comentário