a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Fotos com história: posso intervir?

papoilas

Os campos do Baixo Mondego constituem uma zona de considerável interesse paisagístico, para além do óbvio potencial agrícola, claro, concretizado sobretudo na produção de arroz. Aos vastos espelhos de água do Inverno sucedem-se intermináveis verdes e por fim, na despedida do Verão, ondas de dourado, das espigas já maduras prontas a ceifar, enchem a vista e o celeiro.

Estes largos horizontes são atravessados pela linha do Oeste, onde por enquanto circulam umas poucas automotoras. Vinda da Figueira da Foz, atravessa algumas belas pontes de ferro e passa ao lado das, agora em ruína, Termas da Azenha, famosas pela sua água tépida e sulfurosa.

Seguindo o apelo fotogénico destes campos, sou com frequência para eles arrastado. Foi numa dessas vezes que encontrei um terreno repleto de papoilas floridas. Um sol cintilante, derivado duma noite chuvosa, colocou-me a câmara na mão e antes que tivesse bem a situação avaliada, já as fotos se estavam gerar entre bits, bytes e pixeis.

Vi aproximar-se um senhor, dos seus 60 anos.
- Posso intervir? - disse ele, como que a pedir desculpa. - Nasceram aqui, olhe eu é que não as semeei.
Estava a invadir-lhe a propriedade mas pedia-me licença para dar explicações sobre a razão do seu campo estar repleto de papoilas. Tranquilizei-o, só estava a fazer umas fotografias - mas parece-me que essa era a causa das suas preocupações - e no terreno do meu pai também nasceram assim, inventei eu.

Pelo que percebi, alguém pregara uma partida a este crédulo senhor, envolvendo fiscais e ópio. Neste lugar afastado dos tempos modernos, vir alguém de fora tirar fotografias ainda era sinónimo chatices. Ainda bem que deixara a gabardina no carro.


5 comments :

  1. Eva disse...
     

    A gabadine ficou no carro mas a Judiária foi avisada. Verdade?

  2. Anónimo disse...
     

    Enfim, terão mesmo nascido sem ele querer?
    Abraço

  3. Eira-Velha disse...
     

    Gostei do que vi... parabéns.
    Quanto às papoilas, deixem-se de preconceitos, elas são lindas. O ópio é essencial na medicina, só é pena que por cá não produzam as mesmas resinas que no Afeganistão. Oa agricultores do baixo Mondego até deixavam de depender dos subsídios estatais...

  4. Maria Lisboa disse...
     

    Lá para a zona do meu pai, Aljezur, também aconteceu, há uns anos, um problema desses. Meteu fiscais, GNR e insinuações de droga. Depois de tudo "resolvido" a população ficou preocupadissima. "Atã, nã é que agora pensam que somos todos uns drogados?! Todos nós tomámos, toda a vida, chazinho de "dormidêra"!

    Chá de dormidêra = chá de dormideira - feito das sementes de papoila e usado como analgésico, para dores de dentes, cabeça, etc. :)

  5. Fliscorno disse...
     

    Chá de dormidêra? :O engraçado. Não conhecia.

Enviar um comentário