a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Os Alpes estavam fechados

Fotos com história
Porque muitas vezes ouvimos e repetimos que uma imagem vale mais do que mil palavras, esquecemo-nos por vezes que uma fotografia também tem uma história para contar. O mesmo tem acontecido por estes lados mas hoje cá vai a história desta foto.

Estávamos em Maio de 2004 e íamos a caminho de Neuschwanstein, a fazer a «Estrada Romântica dos Alpes» [link 1, link 2], também conhecida por «Estrada Alpina Alemã». Nessa altura já a neve se tinha ido em toda a Bavária, apenas sobrando farrapos nas altas montanhas e nos ainda eternos glaciares. A vegetação já se tornara exuberante, como se os meses de contenção devida à neve que a cobrira a levasse agora a uma urgência expansionista. Parámos um pouco para mirar este cenário que certamente terá inspirado impressionistas de outras épocas e ali estava a cancela a trazer-nos bem de volta ao presente pós-industrial.

Os Alpes estavam fechados, foi a brincadeira do momento que deu origem a esta foto há três anos atrás. Vinda de memórias menos presentes, ultimamente esta imagem passeou algumas vezes pelo meu pensamento, precisamente por neste Inverno os Alpes quase terem fechado as habituais actividades por falta de neve. Por mais que o idiota do Bush e amigos digam o contrário, o clima está em mudança e este ano quase não nevou na Áustria e na Bavária. Para grande pânico das populações locais.

Alterações climáticas
Entre Dezembro e Fevereiro últimos, as temperaturas médias na Alemanha foram 4.1ºC superiores à correspondente média de longo termo desde 1901. De acordo com a OCDE (ver leitura adicional mais abaixo), actualmente 90% das áreas de ski alpino com dimensão média a grande (609 em 666) têm cobertura de neve suficiente para 100 dias de actividade por ano. As restantes 10% operam em condições marginais. Um aumento de 1ºC na temperatura média baixará este número para 500, 2ºC para 400 e 4ºC para 200. Estes dados são notícias preocupantes para a economia dos países alpinos, em particular para a Áustria, onde 4.5% do PIB advém do turismo de Inverno. Para minorar este problema, os operadores destas estâncias de ski já estão a usar intensivamente canhões de neve, estratégia nem sempre eficaz - é necessário que a temperatura não seja demasiado alta - e geradora de outros problemas de natureza ecológica, em particular pelo elevado consumo de electricidade e pela necessidade de reservatórios de água potável nas montanhas.

Os geradores eólicos
Hoje a União Europeia comprometeu-se em alcançar em 2020 uma produção energética de 20% a partir de fontes renováveis. Entre nós isso significará mais barragens e mais geradores eólicos. Sobre estes últimos, em futuro texto se abordará esta temática, em particular do ponto de vista do total desordenamento da implantação geográfica dos geradores. Depois da construção selvagem no litoral e da concentração do país em apenas algumas cidades, muito em consequência das estratégias políticas seguidas, já nem se pode dizer que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. O que desta restava está a ser dizimado pela colocação de geradores eólicos em todo o morro deste país, fruto do grande negócio dos 50% por cento a fundo perdido e das taxas cobradas pelas autarquias para "autorizações" e "rendas". As energias renováveis fazem parte da solução do problema mas isso não tem que significar total caos e aceitar que todo o local serve para colocar um gerador eólico.



Leitura adicional:

P.S.: Já agora, qual seria a imagem capaz de transmitir essa máxima de uma imagem valer por mil palavras? Afinal, talvez existam também palavras que imagem alguma consiga transmitir.


4 comments :

  1. veritas disse...
     

    Bela foto. Soberba informação.
    Voltarei.

    Bom fim-de-semana.

  2. david santos disse...
     

    Olá!
    Grande foto!
    Parabéns e bom fim-de-semana

  3. Anónimo disse...
     

    bela foto, muito sugestiva de uma triste realidade que urge inverter....

  4. H. Martins (S) disse...
     

    Dê uma vista de olhos a este filme e explique-me depois que relação encontra entre o aquecimento global e o "idiota do Bush".

    http://range-o-dente.blogspot.com/2007/03/aquecimento-global-co2_10.html

    A não ser que considere o presidente americano o Sol das nossas vidas.

    .

Enviar um comentário