a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Google e os serviços pagos

Como desconfiaram, as partes bombásticas deste texto (texto riscado mais a baixo) foram a minha brincadeira de 1 de Abril. O pouco que sobra foi só a habitual mistura de factos e inventanço para disfarçar. :-)









Caríssimos, ou na versão politicamente correcta, se bem que gramaticalmente errada - mas erro foi coisa que não tem incomodado a política - caríssimas e caríssimos: é altura de começarem a busca duma nova casa para o vosso blog. A não ser que estejam dispostos a pagar ao Google o alojamento do blog e a largura da banda gasta, o que não será seguramente o meu caso.

Em alguns meios, este era um passo já esperado. Afinal de contas, quem ainda acredita no "free"? Tudo tem um preço. As pesquisas do google e o gmail são pagos com a publicidade, o Youtube ainda está em fase de implantação mas já se fala em inserir um spot publicitário antes que cada vídeo seja acedido. Segundo divulgado pela shotdot, as "google apps" também vão passar a ser pagas e no próprio blogger já está contemplada a possibilidade de pagamento, caso a quantidade de espaço gasto no alojamento de fotografia seja insuficiente (imagens acima).

Mas ainda assim, o blogger continuava a constituir um sorvedouro de recursos por não ser obrigatória a inclusão de publicidade no blogs. É neste contexto que o Google passa a cobrar pelo serviço blogger. O pagamento poderá ser feito de duas formas: pela inclusão de publicidade obrigatória no blog ou mediante o pagamento de US $11 mensais. Foi já dito que a vertente "gratuita", pela inclusão obrigatória de publicidade, implicaria a visualização dum splash que ocuparia todo o écran durante 2 segundos. Mas este rumor deverá ser mera especulação pois em nada se enquadra no actual perfil de publicidade não intrusiva usado pelo Google.

Assistimos, com a inevitável rendição do Google ao mercado, ao princípio do fim do mito da Internet livre.

Referências:
Google Apps to Become Paid Service
How can I get more storage for my images?
How do I purchase extra storage?


4 comments :

  1. Gi disse...
     

    Andei a procurar nos meus arquivos se via o comentário que lá deixaste para voltar. Por sorte encontrei-te no Kaos. Se não te importas vou-te linkar para ser mais fácil aceder ao teu espaço e já agora aproveito para dar esta informação que me tinha passado completamente despercebida.
    Vou interiorizá-la !

    Resto de um bom domingo

  2. Belzebu disse...
     

    Não pago e não tenho medo de ninguém! eheh!! Quando a esmola é grande, o pobre desconfia, mas como é 1 de Abril, estás desculpada!

    eheh!! Saudações infernais!

  3. Eva disse...
     

    É desta que lhe caí o dente!
    Ah! é verdade! até me esquecia: hoje podes pregar muitas que tens desculpa.
    O iníco de Abril desculpa tudo ;-)

  4. Isabel Magalhães disse...
     

    Bem pregada! :)))

    Acabei de ler a notícia no 'We have kaos' e vim ver...

    Como já estamos a 4 nem me lembrei do dia 1! :)))

    Vou adicionar-te aos favoritos.

    Dorme bem.
    I.

Enviar um comentário