O pão nosso de cada dia
como se compra numa padaria decente
Ingredientes: Farinha de trigo, água, levedura, sal
N.º de ingredientes: 4
N.º de aditivos: 0
Pão saloio - algo vendido como pão no Pingo
Doce, Continente e na maioria dos supermercados
Ingredientes: Farinha de trigo T65 (gluten), água, levedura, melhorante (farinha de trigo, emulsionantes - E472(e), E471, agente de tratamento de farinha: ácido L-ascórbico, enzimas), sal, complemento gordo (óleos vegetais hidrogenados, óleo vegetal, açucar, emulsionantes: E471, aroma natural, conservante: E202, antioxidante: E321)
N.º de ingredientes: 15 (11 a mais do que o necessário)
N.º de aditivos: 7
Bicas - algo vendido como pão no Pingo
Doce, Continente e na maioria dos supermercados
Ingredientes: idem
N.º de ingredientes: 15 (11 a mais do que o necessário)
N.º de aditivos: 7
Pão davo - algo vendido como pão no Pingo
Doce, Continente e na maioria dos supermercados
Ingredientes: Farinha de trigo T65 (gluten), água, farinha de trigo T60, massa mãe (farinha de trigo T65, levedura, sal), melhorante (farinha de trigo, emulsionantes: E472(e), E471, agente de tratamento de farinha: ácido L-ascórbico, enzimas), levedura.
N.º de ingredientes: 9 (5 a mais do que o necessário)
N.º de aditivos: 4
Bimbo
Ingredientes: (a completar; não me recordo)
N.º de ingredientes: (a completar; não me recordo)
N.º de aditivos: 3 ( recordo-me :-) )
Temos assistido com insistência na abolição da venda de produtos avulso, dando preferência aos produtos pré-embalados, com o argumento de que a qualidade é melhor. O caso do pão do Pingo Doce e do Continente, os mais notáveis entre todos, torna evidente que não é um saco de plástico e umas prateleiras banhadas a luz fluorescente em super e hipermercados que tudo vendem o garante para que isso aconteça.
Pode parecer surpreendente, mas um produto como o Bimbo ou o Panrico, que só com boa vontade o nosso imaginário classifica como pão, tem menos aditivos do que essa coisa em forma de bolas vendida nos super e em muitos dos locais com pão quente na hora. Na sua próxima ida ao super pode ainda comprovar que muitos dos pães cozidos fora do super são de melhor qualidade do que os primeiros.
Realmente, não compreendo esta obsessão com a inclusão de aditivos. Não melhoram o pão, que geralmente até tem data de consumo do próprio dia. Por outro lado, esses pães com prazo de validade duma semana acabam por ter menos aditivos.
Costuma ler a composição dos produtos que compra? Se não o faz, reconsidere. E não fique à espera que o Estado proíba ou permita este género de produtos, assuma que o tempo do Estado-papázinho já era. Perante produtos fracos como este, pura e simplesmente não os compre. E, porque não, incentive os seus amigos a fazerem o mesmo.
É verdade. Tem que se estar atento.
Abraço
Pura e simplesmente não compro essas imitações, Tenho a sorte de ter perto de mim uma lojinha que vende pão alentejano de mafra. Directamente do produtor ao consumidor :) e por falar nisso acho que vou cometr uma fatia :)
Leio as composições ams por norma só quando compro algo novo para o membro mais novo da família, com os "crescidos" sou pouco atenta, vou lá mais por "sensibilidade".
Resto de bom dia, é sempre bom estar atento
Post interessantíssimo.
Obrigada pela partilha.
I.
bernardo: escolher com critério é a melhor forma de influenciar o mercado :)
gi: isso é realmente sorte :)
obrigado Isabel
Pior que os aditivos que lá vês, são as gorduras vegetais hidrogenadas. Só por este ingrediente, eu por e simplesmente não comeria este pão.
São um verdadeiro veneno lento!
Sabias que os porcos morrem a curto prazo se as comerem????