a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Google image labeler

Google  image labeler

O Google lançou esta «worktainment» (work + entertainment) que consiste numa forma de os seus utilizadores colaborarem à borla na catalogação das imagens online.

Como funciona? Neste link: http://images.google.com/imagelabeler inicia-se um jogo em que dois parceiros aleatórios olham para uma mesma foto e atribuem-lhe etiquetas. Quando os dois parceiros acertam numa mesma palavra que descreva a imagem, ganham pontos e saltam para a imagem seguinte. Ao fim de 90 segundos termina o jogo.

O que se ganha? Pontos, apenas! Na mesma página são mostrados os tops dos 5 melhores resultados individuais e em equipa. Uma técnica interessante usada pelo Google para conseguir mais do que uma etiqueta por imagem: é mostrada uma lista de palavras já atribuídas, sendo que o uso destas não contribui para pontos.

Depois de algumas tentativas, o melhor resultado em equipa que consegui foram 700 pontos, num total de 6,600 pontos acumulados. Consigo perfeitamente imaginar comportamentos compulsivos para alcançar um momento de glória neste top 5, pelo que este é mais um ovo de Colombo saído desta imaginativa empresa.