Coimbra
Alta de Coimbra
Neste fim de semana passei por Coimbra, cidade pela qual nutro uma relação ambivalente de carinho estudantil e de repúdio perante o establishment. É a cidade dos doutores mas também a cidade de costas para eles. Esta segunda vertente é particularmente notável na relação da Câmara Municipal com a Universidade, como se a segunda ensombrasse o protagonismo da primeira.
Coimbra existe como é graças à Universidade, sendo esta a sua mais importante bandeira. Se a universidade se tivesse mantido em Lisboa, como temporariamente aconteceu, em que diferiria esta cidade das suas vizinhas?
Vem esta divagação a propósito do painel informativo que existe na A1 ao passar ao lado de Coimbra. Quando foi colocado dizia "Cidade do Conhecimento" e depois passou a dizer "Cidade Museu". Desculpem lá, era preciso toda esta retórica para evitar dizer "Universidade de Coimbra"?
PS: Este ano o cortejo da Queima das Fitas será ao domingo, em vez de ser à terça-feira. A tradição já não é o que era e os euros são cada vez mais o que são.
PPS: Como terão reparado, o ritmo dos posts abrandou. Há alturas assim, Noblesse oblige. No fim de semana colocarei as caixas de comentários em dia :)
A simples menção a Universidade pode ser considerada uma alusão maldosa a certos cursos que por aí se tiram...eheheh
Cumps
COIMBRA!!!!!
a minha eterna perdição!!!!
Não deixemos que a destruam!!!!
Oh Guardião, e não é que se calhar tens razão. Agora a que Universidade te estarás a referir?.... Vejamos, tem que ter fax, só pode aceitar exames quando acompanhados com cartão de visita e o corpo docente deve ter relações próximas com ex-ministros do ambiente.... Assim de repente não estou a ver ;)
Avelaneira Florida, vejo que a Academia te diz algo ;)