a política na vertente de cartaz de campanha

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Encalhados, por Helena Matos

Com o título Encalhados, Helena Matos escreveu um belo texto no Público e, também, publicado no Blasfémias. Aponta um bom diagnóstico sobre a forma como a educação chegou até aqui e defende o cheque-ensino como a solução milagrosa para a educação. Deixo a seguir o meu comentário ao texto.


1. Os profs executam ou não as políticas definidas pelo ME?
2. Quantos processos foram levantados a professores por incumprimento?

Os políticos gostam de assobiar para o lado quando se trata de responsabilidades. Veja-se o exemplo recente dos "excessos" da ASAE: PS admite que houve excessos na actuação da ASAE (mas a ASAE diz que apenas cumpre a legislação em vigor...).

Se bem que haverão professores incompetentes, como em qualquer profissão, não acredito que sejam a maioria. Essa imagem tem resultado da estratégia que os diversos governos têm usado para colocar sector contra sector e assim concretizar as suas políticas: depois de enfraquecido um sector perante a opinião pública, podem-se fazer passar as medidas pretendidas, mantendo os danos eleitorais contidos. Claro que é irrelevante ter-se criado um clima de desconfiança com a tutela...

Aos professores foi imputada essa magna tarefa de ensinar e educar as crianças. E é nesta vertente que, na minha opinião, devemos procurar responsabilidades. Os pais demitiram-se de educar e ensinar, na visão do ME, consiste em obter bons números do sucesso educativo.

Neste contexto, cara Helena, penso que o cheque ensino não vai melhorar o nosso sistema de ensino nem vai avaliar os professores. Apesar de concordar com o seu diagnóstico, penso que a sua solução encerra um ponto fraco. Parte do pressuposto que os pais irão escolher as melhores escolas, talvez baseados num sistema de ranking. Há uma forte correlação entre o meio sócio-económico e o sucesso escolar, pelo que os actuais pais que já seguem o percurso dos seus filhos certamente hão-de fazer essa escolha. Creio, no entanto, que a grande maioria da população, que já actualmente se demitiu de educar os seus filhos, também se resignaria ao ver os seus filhos colocados na escola em que eles conseguiram entrar em vez de irem para a melhor das escolas. Sim, que essa escola fantástica haveria de ter limitações físicas, contornadas pela capacidade de escolher os seus alunos e lá vamos de novo bater no contexto sócio-económico dos alunos.

Portanto, e para não me alongar muito mais, eu diria que o cheque-ensino não serve, nem indirectamente, para avaliar os professores. A ideia é bela até, já que facilmente conseguimos imaginar um darwinismo escolar, com escolas a florescer e outras a definhar. Tem a beleza das coisas simples mas a realidade é mais complexa. Algumas escolas de "excelência", para onde necessariamente seriam seleccionados os melhores alunos, poderiam dar-se ao luxo de contratar esses tais super professores, os Cadildac da docência. As outras escolas ficariam com os "outros" alunos e com os "outros" professores. Admito que a solução que defende criaria um mercado competitivo na docência mas, em simultâneo, criariam outros problemas. Como, por exemplo, a escola dos ricos e a escola dos pobres.

Como avaliar os professores, então? Pelo resultado do seu trabalho, claro: comparando estatisticamente os resultados obtidos pelos alunos em provas de relevo nacional, que contem para a avaliação do aluno e ajustando-os ao contexto específico de cada escola. Desta forma, desvios padrões acentuados poderiam detectar maus docentes, os quais poderiam ser individualmente acompanhados.


1 comments :

  1. joshua disse...
     

    Se houvesse verdadeira multilateralidade e se se escutassem diversas opiniões ter-se-ia evitado este bloqueio pelo Esquistamento da Teimosia Ministerial, com atafulhamente caótico legislativo e ridículo servido a rodos a cada Conferência de Imprensa Aflitiva, prenhe de Fracasso.

    Um país de leigos simplesmente não tem noção de como as coisas se fazem e de como se mente e simplifica simplisticamente o Problema do Ensino em Portugal.

    PALAVROSSAVRVS REX

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