Os elefantes também pintam
Recebi este vídeo por mail. É deveras notável. Recomendo vê-lo e depois continuar a leitura deste texto no primeiro comentário (para não ser spoiler).
Initial design by Adii . Converted to Blogger by eBlog Templates . Final design and extra blogger features by Fliscorno .
Fiquei fascinado com o vídeo. Até me interroguei se estaríamos perante um acto de auto-conhecimento. Pelo que lá fui a uma googlada por aí fora.
A primeira constatação foi sobre a quantidade de vídeos semelhantes que encontrei. É consideravelmente elevada. A segunda surgiu depois de alguma persistência e é sobre o facto dos elefantes serem treinados para desenhar. Encontrei que preferisse dizer que são ensinados.
Este vídeo passa-se na Tailândia, em Chiang Mai. Segundo um texto de Megan Goldin na Reuters (Fun is serious for Asian elephants' struggle to survive), depois da proibição de abater as florestas bravas da Tailândia, o elefante asiático, até aí usado como animal de carga, entrou em perigo de extinção.
Actualmente o elefante asiático é elemento de atracção turística e no site Maesa Elephant Camp explica-se este processo de treino. Depois duma habituação aos humanos com duração de três meses, treinador e elefante participam em actividades conjuntas como montar/desmontar, jogos e desenvolvimento de perícias. Diz-nos o "Maesa Elephant Camp" que após este treino, o elefante revela as suas preferências e aptidões. Exemplo destas podem ser vista neste vídeo da Reuters (após a PUB introdutória): Thailand celebrates 'Elephant Day'.
É claro que os elefantes são ensinados a pintar. As crianças também o são. A questão é a sensibilidade com que pintam, a beleza e estilização das curvas e pequenos pormenores dos desenhos. O movimento que lhe conseguem transmitir. Tu viste o desenhar da folhinha da flor? Melhor que a maior parte de nós.