a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Ainda o anonimato dos blogs

Reciclo em forma de post um comentário que deixara no texto do Kaos, Raças Perigosas XVI.

Miguel Sousa Tavares

«A quem possa interessar: há para aí um blogue cujo autor garante ser eu próprio. Não é: como já aqui expliquei, não faço, não alimento e não leio blogues. Terão, certamente, muitas vantagens e utilidades, mas eu não me habituo a viver em territórios onde vivem o anonimato, a calúnia, a usurpação de autorias e a impunidade.»
Miguel Sousa Tavares no Expresso

Já tivemos muitas conquistas mas pela primeira vez, com o advento da Internet, um indivíduo pode dizer o que pensa a uma audiência potencialmente planetária, sem controlo político nem económico. De facto, é um poder considerável com a equivalente dose de responsabilidade. Claro que algo tão fora da habitual pirâmide de controlo incomoda o poder estabelecido e só ainda não vimos investidas mais concretas para controlar a Internet porque quem o pode fazer ainda receia ser acusado de censor. Falta ainda criar medo nas pessoas. A peça que a SIC passou há algum tempo, se bem que bacoca, é um exemplo disso: «a Internet é um antro de perversos», quase faltou escrever nos subtítulos do documentário.

Sobre os anónimos dos blogs, parece que isto é um tema quente. Ou talvez antes efervescente, já que volta e meia uma bolha parece rebentar em cachão. Quanto a mim, há dois aspectos a considerar. Por um lado, eu bem que poderia assinar com nome completo que não deixaria de ser um anónimo. Por outro, reconheço que a liberdade de escrever arrasta consigo a responsabilidade de se assumir o que se diz. Acontece que o poder estabelecido pode facilmente usar os meios ao seu dispor para moer a cabeça a alguém que diga o lhe passar pela mioleira, tenha ou não razão. É de notar que, contrariamente aos restantes cidadãos, os jornalistas têm uma corporação que os defende destas investidas vindas, frequentemente, de políticos despeitados. Havendo queixosos, cabe à polícia investigar e deixar a justiça correr o seu lento caminho. Comparando com a antiga versão das cartas difamatórias que dantes circulavam anonimamente, a Internet não permite anonimato a ninguém. Basta a polícia fazer o seu trabalho. Para mim, esta questão do anonimato nos blogs não passa do incómodo exteriorizado por quem tem dificuldade em aceitar a criatividade fora do circulo oficial da comunicação social.



6 comments :

  1. Zé Povinho disse...
     

    O Miguelito diz o que lhe apetece, nem sempre é cordato, mas o seu maior defeito é julgar ser o detentor da verdade. Talvez se fosse mais humilde, e soubesse procurar os espaços de opinião que valem a pena ser lidos, talvez mudasse de opinião.
    Bom domingo
    Abraço do Zé

  2. Zorze disse...
     

    É isso mesmo caro Raposa Velha.

    Abraço,
    Zorze

  3. Compadre Alentejano disse...
     

    O Miguelito não gosta dos blogues porque não sabe procurar os blogues onde pode aprender alguma coisa.
    Sei duma pessoa que não lia os jornais, e chegou a Presidente da República dos Bananas de Portugal...
    Compadre Alentejano

  4. Pata Negra disse...
     

    Andamos por aqui todos os dias e raramente vemos essa blogosfera dos que não andam falam!
    Uma coisa é certa, andamos por aqui e vivemos um novo mundo de partilha de ideias e de conhecimento, é isso que incomoda os media - existe um novo espaço que lhe tira fregueses. Só isso explica que não dêem a devida importância/visibilidade a um fenómeno social de extraordinária dimensão. Só isso explica que, quando referem a blogosfera, exibam e ampliem aquilo que nela há de menos... não seja tanto controlado... como é que hei-de dizer? Seja menos controlado pelos poderes estabelecidos!
    Os cães ladram e a caravana passa. O Miguel Sousa Tavares?! Coitado! Aqui ninguém lhe paga a vulgaridade da sua cultura burguesa!
    Um abraço blogosférico

  5. Mariazinha disse...
     

    Por estas e por outras é que a nossa terrinha é mesmo terrinha!
    Este cavalheiro tem todo o direito
    a não querer saber do blogs dos outros mas pensar que é o mais brilhante ser pensante cá da terrinha, fica-lhe tão mal!
    É apanagio deste e de outos comentadores não se querem misturar com a "gentalha".
    Psi precisa-se!!!

    Beijokas, vemo-nos na Festa??

  6. Diogo disse...
     

    Evidentemente que se cometem muitas asneiras na Internet. Mas a liberdade que aqui é disfrutada compensa todos os disparates. É a única forma de fugir à propaganda industrial dos media.

Enviar um comentário