a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

e-escola: lições aprendidas?

Passou um ano que o programa e-escola arrancou, o que constitui sempre uma boa ocasião para balanços e para se olhar para as lições aprendidas.

Recentemente fez-se o salto para a frente alargando este programa a outros níveis de ensino e lançando também o e-escolinhas. Onde está este balanço? Foi feito? Ou simplesmente se avançou com convicção? Bom, as convicções podem ser como as intenções...

E houve lições aprendidas? Ouviram-se os "clientes" do sistema? A avaliar pelos vídeos que continuam a arrancar de cada vez que se acede aos sites da e-escola e do e-escolinha, suspeito que os únicos clientes ouvidos foram os militantes socialistas!

Nem coloco a questão na desnecessária progaganda comunicação mas sim no ponto de vista do utilizador do site. A ele voltar e gramar novamente com alguém a dizer «Senhoras membros do governo (sic)...» é, no mínimo uma valente seca. E no entanto bastava substituir true por false na seguinte linha de código tirada do site do e-escola:

s1.addVariable("autostart","true");

Vá lá pessoal do ME, vão ver que não custa nada. Não contratam também webmasters principescamente pagos? Ora vejam no vídeo seguinte...

Retroespectiva do e-escola (5 minutos e 41 segundos)
Vídeo em auto-arranque na página do e-escola


E o site do e-escolinhas?
Bom depois de tanta progaganda comunicação sobre o Magalhães e as suas intermináveis potencialidades educativas, verificamos que o site oficial deste projecto continua em absoluto modo rascunho, excepto (praticamente) para o vídeo de arranque automático na página de entrada:


Apresentação do e-escolinha (20 minutos e 25 segundos)
Vídeo em auto-arranque na página do e-escolinhas


Restantes páginas:


O site do e-escola já era mau e continua na mesma. Navegação complicada, vídeos desnecessários de propaganda, inexistente comparação entre as diferentes ofertas e nem sequer é possível visualizar todas as ofertas numa única página. No próximo texto espero contribuir um pouco para melhorar este panorama, compilando as diferentes ofertas possíveis nestes programas.


2 comments :

  1. José Lopes disse...
     

    Também são poucos os que perdem tempo a consultar esses sítios, e o senhor Sócrates investe é no prime time das televisões, que é o que lhe garante mais visibilidade, e quiçá votos.
    Cumps

  2. Anónimo disse...
     

    A e-escola pela parte que me toca, é que neste momento a TMN devido ao serviço está em tribunal porque vai ser aí o ínicio da desmontagem da burla, fraude e logro que são estes esquemas criados para simplesmente roubar é uma palhaçada.
    Atê breve

Enviar um comentário