a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

MEC no Público 3.Fev.09: Falar por todos

Eu cá não sei, mas as pessoas desconfiam dos políticos.

Falar por todos, por Miguel Esteves Cardoso
Cada vez que eu digo "dois euros e um quarto", em vez de "dois euros e 25", as pessoas riem-se de mim. Sendo "as pessoas" a minha mulher e uma das minhas filhas e "cada vez" ontem à noite.
Quanto mais bicho do mato se é, mais se generaliza. Se digo que "Toda a gente gosta mais de manteiga açoriana", esse "toda a gente" pode ser eu e mais três amigos. Se for só eu e outra pessoa, é "quase toda a gente". E se for só eu, então não percebo por que é que "ninguém" a prefere.
Trabalhamos todos com amostras tão ínfimas que nada do que dizemos sobre os outros tem qualquer valor. "Lá na redacção fartaram-se de rir com a entrevista" dá a ideia de uma redacção cheia de jornalistas mas pode referir-se a dois estagiários e um estafeta.
Temos a mania de dizer que "as sondagens valem o que valem" mas não conseguimos chegar ao fim de um parágrafo sem dizer que os portugueses estão fartos de X ou que nunca precisaram tanto de Y como agora.
Os ingleses prefaciam as opiniões com "Não faço ideia do que pensam as outras pessoas, mas eu...". Os portugueses - lá vou eu - fazem o contrário. Exprimem uma opinião pessoal como se fosse um pensamento colectivo. A nossa fórmula é mais: "Eu cá não tenho opinião sobre o assunto, mas as pessoas..." "I" do eu inglês não podia ser maior nem o "e" do nosso eu ser mais "iquenino". Nós escondemos o nosso eu nos outros e os outros deixam para poderem fazer a mesma coisa. Bonito serviço - e não há nenhum português a quem não se aplique.


1 comments :

  1. Alien David Sousa disse...
     

    Grande MEC. Não perde nunca o seu poder de observação,nem a forma como nos leva a descobrir algo que está mesmo ali debaixo do nosso nariz o tempo todo.

    Saudações alienígenas

Enviar um comentário