a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Divulgação: Ensinar o empreendedorismo

Ouvimos com frequência generalizações tais como «os portugueses são comodistas», «precisamos de empreendedores» e «estamos sempre à espera que o estado nos resolva os problemas». As soluções que têm sido apresentadas para este diagnóstico têm incidido, ironicamente, em incentivos estatais, programas estatais e acções de marketing promovidas pelo estado. Isto é, tem-se procurado aumentar a autonomia face ao estado com mais presença do estado.

Mas, dirá o leitor, há outro caminho? Claro, basta atender ao antigo provérbio «Ensina-os a pescar em vez de lhes dar o peixe». Parece ser exactamente isto que Ângela Pereira está a fazer no âmbito da sua tese de doutoramento:

No âmbito do meu trabalho de doutoramento, 42 crianças do 3º ano do ensino básico, desenvolveram durante o 3º período o projecto intitulado "Empreendedorismo no Ensino Básico" que consistiu na criação de negócios dentro do mundo virtual Active Worlds Education. No decurso deste projecto, as crianças desenvolveram várias actividades para a criação de um negócio que vão desde a ideia do negócio até à venda dos produtos por eles efectuados.

Venho assim, por este meio, solicitar-vos que entrem no mundo virtual Active Worlds EDUcation a fim de visitarem os 16 negócios criados pelas crianças e encomendarem, se quiserem, alguns dos produtos disponibilizados por cada negócio.

Instruções para instalar e aceder a este mundo virtual

Informação adicional: