a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

PT/TVI: governo protege a sua imagem

Vejam só as voltas que as coisas dão. No último debate quinzenal da AR, Paulo Rangel questionou o PM sobre o negócio PT/TVI. Sócrates barafustou, acusou de insinuações e disse que o governo não se mete em negócios privados. Enfim, umas afirmações algo tristes e falsas se tivermos em conta o que o governo está a fazer/tem feito na Qimonda, Pescoanova, BPN, Minas de Aljustrel, JP Sá Couto, etc. etc.

Mas eis que depois de das recentes afirmações do PM, do Ministro das Obras Públicas e do próprio presidente executivo da PT sobre o Estado nada saber sobre este negócio e que não tinha nada que entervir, eis que o anterio inexerável rumo dos acontecimentos dá um pinote.

«O Governo vai opor-se ao negócio de compra de uma participação da TVI pela PT para que "não haja a mínima suspeita" de que a operação "se destina e qualquer alteração da linha editorial" do canal, anunciou hoje o primeiro-ministro no Parlamento, em declarações aos jornalistas.», escreve o Público.

«"De qualquer forma, o Estado tem uma posição na PT. Comuniquei ao ministro das Obras Públicas, Mário Lino, que os representantes do Estado não votarão a favor desse negócio. Como afirmou [quinta-feira] o presidente executivo da PT [Zeinal Bava] o negócio [entre a PT e a Media Capital] não está concluído. Esperamos que a PT possa satisfazer o seu interesse empresarial sem fazer esta compra, porque o Governo não quer que fique a mínima suspeita que há uma qualquer tentativa de alterar uma linha editorial de qualquer órgãos de comunicação social", reiterou o primeiro-ministro.», escreve o i
Como os políticos são exímios a dizer o contrário do que pensam, convido o leitor a reler estas duas citações à luz desta ideia.

No meio disto tudo, o mais fantástico é ainda a justificação apresentada para fazer uso da golden share. O governo não o faz para defeder o interesse do Estado mas sim para defender a imagem do governo. Se há imagem do governo a defender, esta pergunta tem que ser feita: tinham razão as vozes da oposição ao dizer que o governo procurava silenciar a TVI? É que, como algumas vozes socialistas têm dito noutras situações (sobre os chips das matrículas, por exemplo), quem não deve não teme. Isto, se quisermos aplicar a linha de argumentação a que noutras ocasiões recorreram.


3 comments :

  1. Pata Negra disse...
     

    Nascido a sete de junho, este menino tem muitas parecenças com o pai. O governo protege a sua imagem de papel com água.
    Um abraço esborratado

  2. Observador disse...
     

    Abram os olhos OTÁRIOS.
    Desde do inicio desta história... que se percebeu logo que o verdadeiro objectivo do senhor Zeinal Bava era levantar a lebre da golden share!...
    É o velho truque: o que dá prejuízo deve ser nacionalizado... o que dá lucro deve ser vendido a interesses inconfessáveis...

  3. Anónimo disse...
     

    Francamente!...Quem iria suspeitar da idoneidade do Zèzito?
    E a virgem ofendida do senhor Bava Ou Baba?

    Realmente há demasiadas línguas viperinas...

Enviar um comentário