a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

«Tudo muito fraquinho»

Miguel Esteves Cardoso, Público, 9.Junho.2008
Tudo muito fraquinho
Para interpretar os resultados eleitorais sem ter de sair do bar, basta olhar para as garrafas à sua frente e aplicar a tabela dos bêbados. É só converter as percentagens dos partidos em graduações alcoólicas.
Só com 40 graus é que há motivo para festa, entrando-se no estonteante mundo dos destilados. 43 ainda é mais excitante, alcançando os whiskies mais sérios e os gins mais puxadotes. Como se vê, também são estes os números das vitórias retumbantes e das maiorias absolutas.
Entre 35 e 37,5 encontram-se as mais pindéricas vodkas e os mais rascas gins e runs, diluídos com mão pesada, porque a água é mais barata e mais saborosa do que o álcool. Mas, pronto, ainda se podem aproveitar para coquetéis manhosos, disfarçando o gosto com sumos de frutas.
Pois o PSD nem isso teve. Teve 32 graus. Esqueçam as bebidas de adultos. Quando muito, é um licor de peppermint ou uma daquelas vodkas horríveis com sabor a fruta, concebidas para ajudar os adolescentes a fazer a transição dos rebuçados para o álcool. Quanto ao PS, teve 27 graus - é um pobre Pimm's, sem contar com a gasosa. Na melhor das hipóteses, é uma ginjinha caseira.
Já o BE passou de mera cerveja a vinho de mesa, com uns belos 11 graus. A CDU foi sempre vinho mas lá subiu de grau. E o CDS, que se dizia destinado a cerveja light, acabou como vinho verde de pipa, com 8,5 graus.
Enfim. Foram só aperitivos, licores e vinhos leves. Nada de whiskies ou aguardentes depois desta refeição mal regada.


3 comments :

  1. Zé Povinho disse...
     

    O voto em branco e os anulados deixaram de ser simples Coca Cola e passaram a Cuba Livre.
    Abraço do Zé

  2. Anónimo disse...
     

    Os 62,5% é a graduação alcoólica usada frequentemente por citologistas para fazerem a fixação de tecidos mortos.
    Os cadáveres desses insectos curiosos PS; PSD; PCP; BE;CDS ... uma curiosidade de biólogos amadores dos finais deste século.

  3. zedeportugal disse...
     

    Concordo com o comentário anterior.
    A propósito desta "partidocracia" moribunda:
    http://democratadirecto.wordpress.com/2009/06/09/a-falacia-da-ingovernabilidade/

Enviar um comentário