a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

A habitual forma suja de fazer política

Causar inveja para tirar o tapete: Professores em fim de carreira são os mais bem pagos da UE por Agência Lusa, Publicado em 16 de Julho de 2009

Como se pode ver na imagem, a média das pensões dos professores aposentados no básico e secundário anda pelos 2 mil euros. Também se podem ver os valores das pensões para outras profissões. A notícia da Lusa foca os salários dos professores em fim de carreira mas os valores das pensões servem para tirar ilações quanto aos patamares máximos que os salários atingem em cada profissão. Cada qual que tire as suas ilações quanto à pertinência desta notícia da Lusa.

Na minha opinião, acho triste quando aqueles que controlam o estado fazem sair notícias destas, especialmente em momentos de aperto político como é este que o ME está a viver.



Adenda
Em Setembro de 2006 publiquei o texto seguinte relativo a um estudo (2004) da OCDE quanto a salários dos professores. Repito-o pela sua pertinência.

Disse a nossa querida Ministra da Educação:
"Quando se fazem as comparações internacionais da estrutura salarial dos nossos docentes, o que se percebe é que no início de carreira, os professores têm um salário baixo e um topo de carreira têm um salário mais elevado que os professores de outros países do espaço da OCDE"

Por isso, pretende o ME
"reduzir esta desigualdade, aproximando justamente os salários dos professores em início e no topo carreira"

O relatório da OCDE a que a ministra se refere é um estudo publicado em 2004 com dados de 2002. Está disponível em:

- ficheiro Excel com os dados referidos pela ministra:
www.oecd.org/dataoecd/61/34/33671263.xls (é este o documento em discussão aqui)

- o relatório completo: http://www.oecd.org/document/7/0,2340,en_2649_34515_33712135_1_1_1_1,00.html

- todas as tabelas:
http://www.oecd.org/document/11/0,2340,en_2649_34515_33712011_1_1_1_1,00.html



Aqui vai um resumo. Após breve análise da tabela D3.1, verificamos que os nossos rankings são (1 é o primeiro lugar e 30 o último lugar):

A

B

C

D

Início carreira

Com 15 anos experiência

Topo da carreira

Relação (salário aos 15 anos de carreira) / (PIB per capita)

1

ensino primário:

22

16

5

4

2

ensino secundário (1ª metade):

14

9

17

11

3

ensino secundário (2ª metade):

16

14

19

16

Posição dos salários dos professores portugueses entre os países da OCDE

Concluímos que a Sr.ª Ministra baseou todas as conclusões nos salários dos professores primários, nitidamente o grupo que apresentava os dados que lhe convêm. Para os restantes grupos verifica-se que Portugal se encontra maioritariamente no meio da tabela.

Estranho os valores 1.C e 1.D por fugirem tanto ao restante panorama. Desconfio que haverá erro, pois tanto quanto sei os salários dos professores primários até são inferiores aos dos do ensino secundário.

Em relação às afirmações da ministra, creio que estes números mostram quanto são falaciosas. Será preciso acrescentar algo mais? Ou fica evidente a má fé e mentira da ministra?

(...)


Nos comentários:

Gostaria de acrescentar mais uma coisa: os escalões 1 e 2 são apenas para os que ingressam na carreira docente como bacharéis. Actualmente já não se formam bacharéis. Além disso se licenciados e com estágio não conseguem aceder à carreira docente, muito menos o conseguiria um bacharel.

Ou seja, actualmente ninguém é pago pelos escalões 1 e 2.

Este estudo compara o salário correspondente ao menor escalão com o do escalão máximo, quando devia comparar o salário do 3º escalão com o do escalão máximo.

Apesar de formalmente correcta, a relação (salário de topo)/(salário inicial) é inconclusiva.

Dito doutra forma, os dados deste estudo são inválidos.


2 comments :

  1. mcgs07 disse...
     

    Não consigo encontrar correspondência entre a folha excel -tabela D 3.1. e as variáveis consideradas para o ranking que apresenta.
    Estarei a ver a tabela errada? Onde está na tabela D 3.1. o ratio do salário do topo em relação ao PIB por exemplo?

  2. j. manuel cordeiro disse...
     

    Não sei se reparou que no xls 33671263.xls há duas folhas:
    TableD3.1
    TableD3.1 (continued)

    Na "TableD3.1" há esta coluna:
    "Ratio of salary after 15 years of experience to GDP per capita"

    Esta coluna existe para os 3 níveis
    "Primary education",
    "Lower secondary education" e
    "Upper secondary general education"

    A tabela que apresento aqui faz o sumário destas 3 colunas.

    Assim, se por exemplo pegar nas coluna dos países e "Primary education" e as copiar para um novo ficheiro excel e se depois ordenar este ficheiro pela 2ª coluna, verificará que Portugal aparece em 4º lugar, conforme apresento na minha tabela.

    Este sumário fi-lo há bastante tempo e não tenho bem presente a metodologia mas parece-me que terá sido isto. Em todo o caso, tenho o excel original onde fiz o processamento mas não aqui. Depois deixo confirmação.

Enviar um comentário