a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Quem é Joel Neto?

Vem no DN de hoje uma crónica assinada por Joel Neto, titulada «João Malheiro e as loiras», numa secção Crónica de TV. É sobre os dois jornalistas que falaram à boca cheia convencidos que estavam em off mas afinal o som estava a ser transmitido na TV. De seguida alguém pegou no vídeo e publicou-o no Youtube. E que escreve Joel Neto?

«O que esta história nos mostra, principalmente, é que o YouTube precisa de regulação. E que, enquanto ninguém o regular, crimes como este (o da exposição de uma conversa privada, entre outros) continuarão a ser praticados todos os dias um pouco por todo o mundo.»

Como? Youtube precisa de regulação? O facto concreto de aquele som ter ido para o ar numa estação de televisão parece não o incomodar mas a sua reprodução no Youtube já o leva a afirmar categoricamente que o Youtube precisa de regulação.

É a solução típica de uma certa forma de pensar onde tudo está controlado por uma fina teia de leis. A crença de que advirá o caos se não existir uma lei para toda a situação imaginária está implícita e a ingenuidade de que é por se fazerem leis que se resolvem os problemas é recorrente nestes raciocínios. Acontece que neste caso a regulação já existe e chama-se justiça, a qual é para ser usada quando os visados se sentem prejudicados.

Já agora, vamos regular também a emissão de opiniões por intermédio de credenciais, para se evitarem disparates. Aqui este escriba ficava logo de fora mas, em contrapartida, Joel Neto também não teria escrito esta obra prima.


2 comments :

  1. Dr. Shue disse...
     

    Toca a difundir antes que a regulação lhe deita a mão. LOL

    A não perder...

  2. João Esteves disse...
     

    Gostei do texto e em especial da frase na t-shirt.

Enviar um comentário